O Sistema Nacional de Unidades de Conservação provoca o surgimento do conceito de unidades de conservação (UCs) para designar áreas de proteção ambiental. As UCs é o local ideal para promoção de educação ambiental que envolve valores sociais, conhecimentos e atitudes voltadas para o uso dos recursos naturais associado a sustentabilidade. O objetivo do trabalho é discutir por meio de uma retrospectiva a relação das unidades de conservação e a educação ambiental no contexto nacional e regional, no caso envolvendo o Mato Grosso do Sul. Para isso, foi realizado uma revisão da literatura teórica com uma análise qualitativa, sob concepção crítica, em documentos e bibliografias. Como resultado, percebe-se a compreensão das UCs destinadas para EA são consideradas "Espaços Educadores Sustentáveis". Os primeiros estudos associando EA e UCs acontece na década de 1960 com associação do Programa Homem e Biosfera da UNESCO, no Brasil se dá em 1981, com a Política Nacional do Meio Ambiental e posteriormente com o Programa Nacional de Educação Ambiental (1994) e com isso passa a estar presente nos documentos de educação como a LDB, Plano Nacional de Educação Ambiental e recentemente na BNCC que se dá de forma simplista e geral. No estado de MS, a discussão é recente, no entanto, constante como por exemplo com a criação da Política Estadual de Educação Ambiental. Conclui-se que a compreensão da evolução da EA associada as UCs se faz necessário principalmente agora com constantes perspectivas ambientais mundiais negativas.