Artigo Anais do XV ENANPEGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2175-8875

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA(UEL) PARA ATUAÇÃO COM ALUNOS SURDOS

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Publicado em 12 de dezembro de 2023

Resumo

Diversos são os desafios que podem ser encontrados no ambiente educacional. Quando tratamos dos estudantes surdos tais desafios podem ser ainda maiores se lembrarmos que ao longo da história a população surda sempre acabou sofrendo com barreiras que além de comunicacionais também se estendiam para impedimentos sociais. Ações afirmativas para inclusão dos surdos na sociedade são recentes e ainda caminham para se consolidar. O respaldo legal promovido pelo Estado ajuda que essas ações comecem a ser executadas, porém é importante sempre zelar pela manutenção e execução de tais mecanismos e que eles não fiquem “apenas no papel”. Partindo desse ponto, buscou-se investigar a formação de professores da Geografia na Universidade Estadual de Londrina (UEL), suas percepções acerca da disciplina de LIBRAS e se esses estudantes se sentiam preparados para um possível encontro com alunos surdos em ambiente escolar. A pesquisa se desenvolveu com os estudantes que acabaram cursando a disciplina com a carga horária de 30 horas , entre 2011 e 2020. Além de considerar a trajetória histórica da educação para surdos, bem como a análise do Projeto Pedagógico do Curso de Geografia, da UEL, esta pesquisa considerou a situação atual dos estudantes surdos, de modo que seja possível refletir ações que possam otimizar o processo formativo de professores de Geografia para atender as demandas destes alunos.

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