Diversos são os desafios que podem ser encontrados no ambiente educacional. Quando tratamos dos estudantes surdos tais desafios podem ser ainda maiores se lembrarmos que ao longo da história a população surda sempre acabou sofrendo com barreiras que além de comunicacionais também se estendiam para impedimentos sociais. Ações afirmativas para inclusão dos surdos na sociedade são recentes e ainda caminham para se consolidar. O respaldo legal promovido pelo Estado ajuda que essas ações comecem a ser executadas, porém é importante sempre zelar pela manutenção e execução de tais mecanismos e que eles não fiquem “apenas no papel”. Partindo desse ponto, buscou-se investigar a formação de professores da Geografia na Universidade Estadual de Londrina (UEL), suas percepções acerca da disciplina de LIBRAS e se esses estudantes se sentiam preparados para um possível encontro com alunos surdos em ambiente escolar. A pesquisa se desenvolveu com os estudantes que acabaram cursando a disciplina com a carga horária de 30 horas , entre 2011 e 2020. Além de considerar a trajetória histórica da educação para surdos, bem como a análise do Projeto Pedagógico do Curso de Geografia, da UEL, esta pesquisa considerou a situação atual dos estudantes surdos, de modo que seja possível refletir ações que possam otimizar o processo formativo de professores de Geografia para atender as demandas destes alunos.