Apreender a cultura internalizando os meios cognitivos transformar o mundo requer aprender a pensar, chave para o desenvolvimento, sendo papel da didática estabelecer as condições e a qualidade cognitiva dessas aprendizagens. Este estudo buscou compreender a relação cognição-aprendizagem a partir da investigação do MoMuP-PE enquanto BOA específica, uma integração do experimento formativo da perspectiva desenvolvimental de Davidov com a orientação do ensino por etapas de Galperin. O corpus ex post facto partiu da tese de Sá (2017), recortes de aulas de Bioquímica conduzidas à luz do Modelo. A ATD e o IRAMUTEQ instrumentalizaram a análise. Resultados revelam que o MoMuP-PE espelha capacidades mentais devido ao viés da construção dialética e articulada com o reconhecimento do campo emocional. Acreditamos que a compreensão destes processos favorece o repensar da prática docente pois, ao esclarecermos bases para a internalização/materialização de conceitos, afloram novas possibilidades para repensar a prática, a aprendizagem e o desenvolvimento.