Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

O PROFESSOR DE FÍSICA NUM CURSO DE PEDAGOGIA: ANALISANDO ADEQUAÇÕES ENTRE SUAS FORMAÇÕES E A COMPATIBILIDADE COM A NECESSIDADE FORMATIVA DE PEDAGOGOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 02 - Formação de Professores
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93496
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 1229
    "inscrito_id" => 2964
    "titulo" => "O PROFESSOR DE FÍSICA NUM CURSO DE PEDAGOGIA: ANALISANDO ADEQUAÇÕES ENTRE SUAS FORMAÇÕES E A COMPATIBILIDADE COM A NECESSIDADE FORMATIVA DE PEDAGOGOS"
    "resumo" => "Este estudo buscou compreender como se organiza da disciplina Física e metodologia do ensino de Ciências na formação de pedagogos segundo o olhar de docentes formadores num curso de Pedagogia numa universidade pública. Analisamos, a luz da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin, a experiência docente em comparação as escolhas de disciplinas a serem ministradas e o comparativo entre domínio do conhecimento específico – Física/Ciências versus domínio do conhecimento didático-pedagógico. A pesquisa caracterizou-se como descritiva, documental e com abordagem qualitativa. Foram participantes desta pesquisa 7 docentes de Física. A coleta de dados foi realizada através de um questionário com perguntas subjetivas e dos currículos. Percebemos que a formação inicial em Física continua deficiente quando falamos de formação de caráter didático-pedagógico. Apesar se acreditarem estar bem-preparados para ministrarem uma disciplina para futuros pedagogos docentes, fica claro que docentes de Física possuem melhor preparação para as disciplinas de Física básica ou específica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 02 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID2964_TB1229_13032023222436.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO PAULO ROCHA DOS PASSOS"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO PAULO"
    "autor_email" => "joao.prpassos@ufrpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93496
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 1229
    "inscrito_id" => 2964
    "titulo" => "O PROFESSOR DE FÍSICA NUM CURSO DE PEDAGOGIA: ANALISANDO ADEQUAÇÕES ENTRE SUAS FORMAÇÕES E A COMPATIBILIDADE COM A NECESSIDADE FORMATIVA DE PEDAGOGOS"
    "resumo" => "Este estudo buscou compreender como se organiza da disciplina Física e metodologia do ensino de Ciências na formação de pedagogos segundo o olhar de docentes formadores num curso de Pedagogia numa universidade pública. Analisamos, a luz da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin, a experiência docente em comparação as escolhas de disciplinas a serem ministradas e o comparativo entre domínio do conhecimento específico – Física/Ciências versus domínio do conhecimento didático-pedagógico. A pesquisa caracterizou-se como descritiva, documental e com abordagem qualitativa. Foram participantes desta pesquisa 7 docentes de Física. A coleta de dados foi realizada através de um questionário com perguntas subjetivas e dos currículos. Percebemos que a formação inicial em Física continua deficiente quando falamos de formação de caráter didático-pedagógico. Apesar se acreditarem estar bem-preparados para ministrarem uma disciplina para futuros pedagogos docentes, fica claro que docentes de Física possuem melhor preparação para as disciplinas de Física básica ou específica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 02 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID2964_TB1229_13032023222436.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO PAULO ROCHA DOS PASSOS"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO PAULO"
    "autor_email" => "joao.prpassos@ufrpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

Este estudo buscou compreender como se organiza da disciplina Física e metodologia do ensino de Ciências na formação de pedagogos segundo o olhar de docentes formadores num curso de Pedagogia numa universidade pública. Analisamos, a luz da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin, a experiência docente em comparação as escolhas de disciplinas a serem ministradas e o comparativo entre domínio do conhecimento específico – Física/Ciências versus domínio do conhecimento didático-pedagógico. A pesquisa caracterizou-se como descritiva, documental e com abordagem qualitativa. Foram participantes desta pesquisa 7 docentes de Física. A coleta de dados foi realizada através de um questionário com perguntas subjetivas e dos currículos. Percebemos que a formação inicial em Física continua deficiente quando falamos de formação de caráter didático-pedagógico. Apesar se acreditarem estar bem-preparados para ministrarem uma disciplina para futuros pedagogos docentes, fica claro que docentes de Física possuem melhor preparação para as disciplinas de Física básica ou específica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.