Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

APROXIMAÇÕES ENTRE AS ORIENTAÇÕES DOS MANUAIS DOS PROFESSORES E PRESSUPOSTOS DA EDUCAÇÃO CTS: ANÁLISE DAS COLEÇÕES DE OBRAS APROVADAS NO PNLD 2018

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 08 - Educação CTS/CTSA e Alfabetização Científica e Tecnológica
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93382
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 1065
    "inscrito_id" => 1057
    "titulo" => "APROXIMAÇÕES ENTRE AS ORIENTAÇÕES DOS MANUAIS DOS PROFESSORES E PRESSUPOSTOS DA EDUCAÇÃO CTS: ANÁLISE DAS COLEÇÕES DE OBRAS APROVADAS NO PNLD 2018"
    "resumo" => "Uma das premissas de propostas que tem como base a Educação CTS é destacar a função social da educação de questionar os fundamentos e valores do desenvolvimento científico e tecnológico em nossa sociedade, o qual proporciona ao estudante a capacidade de utilizar seus conhecimentos para argumentar e intervir em temas importantes para o bem da coletividade. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo identificar nos manuais dos professores referentes aos livros didáticos de química aprovados no PNLD-2018 aproximações entre as orientações dos autores das obras e os objetivos da Educação CTS para o Ensino de Ciências, tendo em vista que muitos professores baseiam as suas práticas pedagógicas na utilização desses materiais. Desse modo, tendo natureza exploratória, essa pesquisa fez uso da Análise de Conteúdo (Bardin, 2011) para analisar os manuais dos professores presentes nas seis coleções de obras aprovadas no PNLD 2018, das quais emergiram três categorias de análise à posteriori que corroboraram com os pressupostos da Educação CTS, evidenciando assim aproximações entre as orientações encaminhadas e os objetivos dos estudos Ciência, Tecnologia e Sociedade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 08 - Educação CTS/CTSA e Alfabetização Científica e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID1057_TB1065_07032023091607.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MONARA JEANE DOS SANTOS COSTA"
    "autor_nome_curto" => "Monara Santos"
    "autor_email" => "monaraasc@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93382
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 1065
    "inscrito_id" => 1057
    "titulo" => "APROXIMAÇÕES ENTRE AS ORIENTAÇÕES DOS MANUAIS DOS PROFESSORES E PRESSUPOSTOS DA EDUCAÇÃO CTS: ANÁLISE DAS COLEÇÕES DE OBRAS APROVADAS NO PNLD 2018"
    "resumo" => "Uma das premissas de propostas que tem como base a Educação CTS é destacar a função social da educação de questionar os fundamentos e valores do desenvolvimento científico e tecnológico em nossa sociedade, o qual proporciona ao estudante a capacidade de utilizar seus conhecimentos para argumentar e intervir em temas importantes para o bem da coletividade. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo identificar nos manuais dos professores referentes aos livros didáticos de química aprovados no PNLD-2018 aproximações entre as orientações dos autores das obras e os objetivos da Educação CTS para o Ensino de Ciências, tendo em vista que muitos professores baseiam as suas práticas pedagógicas na utilização desses materiais. Desse modo, tendo natureza exploratória, essa pesquisa fez uso da Análise de Conteúdo (Bardin, 2011) para analisar os manuais dos professores presentes nas seis coleções de obras aprovadas no PNLD 2018, das quais emergiram três categorias de análise à posteriori que corroboraram com os pressupostos da Educação CTS, evidenciando assim aproximações entre as orientações encaminhadas e os objetivos dos estudos Ciência, Tecnologia e Sociedade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 08 - Educação CTS/CTSA e Alfabetização Científica e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID1057_TB1065_07032023091607.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MONARA JEANE DOS SANTOS COSTA"
    "autor_nome_curto" => "Monara Santos"
    "autor_email" => "monaraasc@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

Uma das premissas de propostas que tem como base a Educação CTS é destacar a função social da educação de questionar os fundamentos e valores do desenvolvimento científico e tecnológico em nossa sociedade, o qual proporciona ao estudante a capacidade de utilizar seus conhecimentos para argumentar e intervir em temas importantes para o bem da coletividade. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo identificar nos manuais dos professores referentes aos livros didáticos de química aprovados no PNLD-2018 aproximações entre as orientações dos autores das obras e os objetivos da Educação CTS para o Ensino de Ciências, tendo em vista que muitos professores baseiam as suas práticas pedagógicas na utilização desses materiais. Desse modo, tendo natureza exploratória, essa pesquisa fez uso da Análise de Conteúdo (Bardin, 2011) para analisar os manuais dos professores presentes nas seis coleções de obras aprovadas no PNLD 2018, das quais emergiram três categorias de análise à posteriori que corroboraram com os pressupostos da Educação CTS, evidenciando assim aproximações entre as orientações encaminhadas e os objetivos dos estudos Ciência, Tecnologia e Sociedade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.