Introdução: Lúdico é uma palavra latina que quer dizer jogo. Motricidade e Psicofisiologia do comportamento humano onde a criança se reconhece dentro da regra do jogo, do tempo e do espaço que extrapola de um brincar espontâneo. Envolve corpo e mente. Faz parte da dinâmica funcional e é satisfatório. Conhecer suas possibilidades e a partir delas desbloquear e desenvolver a afetividade como arte interdisciplinar, do ensinar e aprender. Encontrando equilíbrio no desenvolvimento da subjetividade no potencial crítico do aluno dentro da diversão infantil. Relacionar com os valores sociais e a evolução mental, dando vasão às tensões da impossibilidade da realização dos desejos. A brincadeira transita entre o mundo real e o mundo interno da realidade da criança temporariamente num espaço de tempo determinado. Problema: A importância da inserção da ludicidade no programa pedagógico visando melhoramento da aprendizagem. Objetivo: Analisar a eficiência de novos métodos pedagógicos envolvendo a arte do brincar no processo ensino-aprendizagem. Metodologia: Foram realizadas brincadeiras direcionadas, utilizando contos de fadas, músicas e danças, buscando a inter-relação no grupo e atenção concentrada na participação dos alunos. Deixando assim fluir suas vivências nos episódios trabalhados. Fichas descritivas foram utilizadas nas observações da análise dos dados coletados. Além disso, foram realizadas buscas nas bases SciELO, Revistas Eletrônicas de Universidades Federais, estes sendo delimitados através dos anos de 2010 à 2014, que deram suporte para a realização desse estudo. Resultados/Conclusões: Esse estudo demonstra que o trabalho lúdico como forma humanista na prática docente traz benefícios no processo ensino-aprendizagem, desde as primeiras séries do curso fundamental, tanto qualitativamente quanto no aspecto quantitativo. Portanto, é essencial a inclusão da ludicidade ao programa de qualificação profissional dos docentes para que estes possam usá-la como instrumento de sua prática pedagógica.Palavras-chave: Dificuldade de Aprendizagem; Adaptação Pedagógica; Lúdico.