A ATUAÇÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8301 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1457 "inscrito_id" => 3533 "titulo" => "A ATUAÇÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM" "resumo" => "RESUMO: O artigo apresenta um estudo sobre a atuação da coordenação pedagógica no processo de ensino e aprendizagem, considerando-o como parte integrante e fundamental na gestão escolar e na formação continuada dos professores. Como ocorre atuação da coordenação pedagógica no processo de ensino aprendizagem? As autoras analisam a temática, tendo como referências alguns autores, como: Luck, Vasconcellos, Libaneo e entre outros estudiosos do campo educacional e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, com o objetivo de descrever, analisar e indagar as práticas pedagógicas da equipe gestora do Colégio Municipal Tancredo Neves na Cidade de Paudalho- Pernambuco. Foram utilizados como instrumentos metodológicos de coleta de dados entrevistas apoiados em roteiro estruturado e observação. Para análise e avaliação dos dados coletados construímos categorias analíticas, buscando analisar o que consideramos importante e realizando um exame minucioso para detectar as possíveis falhas e informações erradas e, distorcidas para que não houvesse influência nos resultados, concluindo que para a consolidação de um processo educacional de qualidade, se faz necessário a permanente participação de todos que compõem a gestão escolar, na tomada de decisões norteadoras deste processo e nas decisões referentes às esferas públicas, rompendo com ideologia e princípios repressores que visam o controle da sociedade civil.Palavras-chaves: Gestão escolar, coordenação escolar e processo de ensino, e aprendizagem. ABSTRACT: This article presents a study on the role of coordinating education in the teaching and learning process, considering it as an integral and fundamental school management and continuing education of teachers . As role of coordinating education in the teaching learning process ? The authors analyze the theme , with the references to some authors , such as Luck , Vasconcellos , Libaneo and among other scholars in the educational field and the Law of Guidelines and Bases of National Education , in order to describe, analyze and question the pedagogical practices of management team of the City College of the City Tancredo Neves Paudalho- Pernambuco . We used as instruments to collect data supported by structured interviews and observation script . For analysis and evaluation of data collected construct analytical categories , trying to analyze what we consider important and performing a thorough exam to detect possible flaws and misinformation and distorted in order to not influence the results , concluding that for the consolidation of an educational process quality , ongoing participation of all who make up the school management in making decisions guiding this process and in decisions concerning public spheres , disrupting repressive ideology and principles that seek to control civil society is needed .Keywords : School management , school and coordinating the teaching process and learning." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO DOCENTE" "palavra_chave" => "GESTÃO ESCOLAR, COORDENAÇÃO ESCOLAR, PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_11_2014_15_02_00_idinscrito_3533_006669a8bada7fe7c76f954d7e97fad7.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:50" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KELLY KAROLINE FERREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "KELLY KAROLINE" "autor_email" => "kelly-karoline19@hotmail." "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8301 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1457 "inscrito_id" => 3533 "titulo" => "A ATUAÇÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM" "resumo" => "RESUMO: O artigo apresenta um estudo sobre a atuação da coordenação pedagógica no processo de ensino e aprendizagem, considerando-o como parte integrante e fundamental na gestão escolar e na formação continuada dos professores. Como ocorre atuação da coordenação pedagógica no processo de ensino aprendizagem? As autoras analisam a temática, tendo como referências alguns autores, como: Luck, Vasconcellos, Libaneo e entre outros estudiosos do campo educacional e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, com o objetivo de descrever, analisar e indagar as práticas pedagógicas da equipe gestora do Colégio Municipal Tancredo Neves na Cidade de Paudalho- Pernambuco. Foram utilizados como instrumentos metodológicos de coleta de dados entrevistas apoiados em roteiro estruturado e observação. Para análise e avaliação dos dados coletados construímos categorias analíticas, buscando analisar o que consideramos importante e realizando um exame minucioso para detectar as possíveis falhas e informações erradas e, distorcidas para que não houvesse influência nos resultados, concluindo que para a consolidação de um processo educacional de qualidade, se faz necessário a permanente participação de todos que compõem a gestão escolar, na tomada de decisões norteadoras deste processo e nas decisões referentes às esferas públicas, rompendo com ideologia e princípios repressores que visam o controle da sociedade civil.Palavras-chaves: Gestão escolar, coordenação escolar e processo de ensino, e aprendizagem. ABSTRACT: This article presents a study on the role of coordinating education in the teaching and learning process, considering it as an integral and fundamental school management and continuing education of teachers . As role of coordinating education in the teaching learning process ? The authors analyze the theme , with the references to some authors , such as Luck , Vasconcellos , Libaneo and among other scholars in the educational field and the Law of Guidelines and Bases of National Education , in order to describe, analyze and question the pedagogical practices of management team of the City College of the City Tancredo Neves Paudalho- Pernambuco . We used as instruments to collect data supported by structured interviews and observation script . For analysis and evaluation of data collected construct analytical categories , trying to analyze what we consider important and performing a thorough exam to detect possible flaws and misinformation and distorted in order to not influence the results , concluding that for the consolidation of an educational process quality , ongoing participation of all who make up the school management in making decisions guiding this process and in decisions concerning public spheres , disrupting repressive ideology and principles that seek to control civil society is needed .Keywords : School management , school and coordinating the teaching process and learning." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO DOCENTE" "palavra_chave" => "GESTÃO ESCOLAR, COORDENAÇÃO ESCOLAR, PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_11_2014_15_02_00_idinscrito_3533_006669a8bada7fe7c76f954d7e97fad7.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:50" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KELLY KAROLINE FERREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "KELLY KAROLINE" "autor_email" => "kelly-karoline19@hotmail." "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }