RESUMO: O artigo apresenta um estudo sobre a atuação da coordenação pedagógica no processo de ensino e aprendizagem, considerando-o como parte integrante e fundamental na gestão escolar e na formação continuada dos professores. Como ocorre atuação da coordenação pedagógica no processo de ensino aprendizagem? As autoras analisam a temática, tendo como referências alguns autores, como: Luck, Vasconcellos, Libaneo e entre outros estudiosos do campo educacional e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, com o objetivo de descrever, analisar e indagar as práticas pedagógicas da equipe gestora do Colégio Municipal Tancredo Neves na Cidade de Paudalho- Pernambuco. Foram utilizados como instrumentos metodológicos de coleta de dados entrevistas apoiados em roteiro estruturado e observação. Para análise e avaliação dos dados coletados construímos categorias analíticas, buscando analisar o que consideramos importante e realizando um exame minucioso para detectar as possíveis falhas e informações erradas e, distorcidas para que não houvesse influência nos resultados, concluindo que para a consolidação de um processo educacional de qualidade, se faz necessário a permanente participação de todos que compõem a gestão escolar, na tomada de decisões norteadoras deste processo e nas decisões referentes às esferas públicas, rompendo com ideologia e princípios repressores que visam o controle da sociedade civil.Palavras-chaves: Gestão escolar, coordenação escolar e processo de ensino, e aprendizagem. ABSTRACT: This article presents a study on the role of coordinating education in the teaching and learning process, considering it as an integral and fundamental school management and continuing education of teachers . As role of coordinating education in the teaching learning process ? The authors analyze the theme , with the references to some authors , such as Luck , Vasconcellos , Libaneo and among other scholars in the educational field and the Law of Guidelines and Bases of National Education , in order to describe, analyze and question the pedagogical practices of management team of the City College of the City Tancredo Neves Paudalho- Pernambuco . We used as instruments to collect data supported by structured interviews and observation script . For analysis and evaluation of data collected construct analytical categories , trying to analyze what we consider important and performing a thorough exam to detect possible flaws and misinformation and distorted in order to not influence the results , concluding that for the consolidation of an educational process quality , ongoing participation of all who make up the school management in making decisions guiding this process and in decisions concerning public spheres , disrupting repressive ideology and principles that seek to control civil society is needed .Keywords : School management , school and coordinating the teaching process and learning.