O presente estudo teve como objetivo mapear publicações sobre AC socializadas a partir das 13 edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), compreendendo o período entre 1997 e 2021. Utilizou-se como pressupostos teórico-metodológicos a abordagem quantitativa, de natureza descritivo-analítica, e a pesquisa bibliográfica, sob o foco da análise de conteúdo do tipo categorial. Os resultados encontrados indicam o crescimento do número geral de trabalhos sobre AC até o VIII ENPEC, com uma estagnação nas edições posteriores, evidenciou-se também a possível consolidação do termo AC, em detrimento dos demais termos da área. Com relação aos componentes curriculares, a maioria dos trabalhos estiveram relacionados à disciplina Ciências. Observou-se a dispersão da maioria dos trabalhos pelas diversas linhas temáticas do evento, com a linha “Alfabetização Científica e Tecnológica e abordagens CTS/CTSA” apresentando apenas 31% dos textos. Diante disso, foi possível identificar algumas tendências e desafios nas produções mapeadas.