Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

A NANOCIÊNCIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA: UM OLHAR NA PERSPECTIVA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 08 - Educação CTS/CTSA e Alfabetização Científica e Tecnológica
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 92949
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 475
    "inscrito_id" => 2176
    "titulo" => "A NANOCIÊNCIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA: UM OLHAR NA PERSPECTIVA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA"
    "resumo" => "A tecnologia em escala nano vem sendo cada vez mais incorporada a produtos e processos e não é raro um estudante se deparar com esse contexto, de forma que é relevante tratar tópicos relacionados à nanociência e nanotecnologia (NN) junto aos conteúdos na educação básica. No ambiente escolar, o livro didático é um material de forte influência na prática de ensino, com tradição histórica na educação brasileira. Nesse sentido, este estudo buscou analisar as abordagens dos conceitos de NN nos livros didáticos em diferentes categorias de alfabetização científica propostas por Shen, sendo: alfabetização científica prática, cívica e cultural. A pesquisa com caráter qualitativo, por análise documental, teve como fontes primárias todas as coleções de livros didáticos de química aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático de 2018, com busca e análise textual de conteúdos relacionados ao tema. Nas seis coleções analisadas, termos relacionados ao objeto de estudo foram encontrados em média nove vezes em cada coleção, em contextos caracterizados predominantemente na categoria de alfabetização científica prática, seguido pela cultural e cívica. Em suma, o estudo mostra que a NN vem sendo incorporada ao principal recurso didático da sala de aula por autores de livros didáticos de química, principalmente nas categorias prática e cultural. A alfabetização científica cívica foi a categoria menos presente nos livros, no entanto sua presença, ainda que incipiente, demonstra o posicionamento de alguns autores com relação às implicações sociais, políticas e ambientais para o desenvolvimento de reflexão de cidadãos críticos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 08 - Educação CTS/CTSA e Alfabetização Científica e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID2176_TB475_12032023195828.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ LOPES NETO"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ"
    "autor_email" => "lopes.neto@unifesp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 92949
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 475
    "inscrito_id" => 2176
    "titulo" => "A NANOCIÊNCIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA: UM OLHAR NA PERSPECTIVA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA"
    "resumo" => "A tecnologia em escala nano vem sendo cada vez mais incorporada a produtos e processos e não é raro um estudante se deparar com esse contexto, de forma que é relevante tratar tópicos relacionados à nanociência e nanotecnologia (NN) junto aos conteúdos na educação básica. No ambiente escolar, o livro didático é um material de forte influência na prática de ensino, com tradição histórica na educação brasileira. Nesse sentido, este estudo buscou analisar as abordagens dos conceitos de NN nos livros didáticos em diferentes categorias de alfabetização científica propostas por Shen, sendo: alfabetização científica prática, cívica e cultural. A pesquisa com caráter qualitativo, por análise documental, teve como fontes primárias todas as coleções de livros didáticos de química aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático de 2018, com busca e análise textual de conteúdos relacionados ao tema. Nas seis coleções analisadas, termos relacionados ao objeto de estudo foram encontrados em média nove vezes em cada coleção, em contextos caracterizados predominantemente na categoria de alfabetização científica prática, seguido pela cultural e cívica. Em suma, o estudo mostra que a NN vem sendo incorporada ao principal recurso didático da sala de aula por autores de livros didáticos de química, principalmente nas categorias prática e cultural. A alfabetização científica cívica foi a categoria menos presente nos livros, no entanto sua presença, ainda que incipiente, demonstra o posicionamento de alguns autores com relação às implicações sociais, políticas e ambientais para o desenvolvimento de reflexão de cidadãos críticos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 08 - Educação CTS/CTSA e Alfabetização Científica e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID2176_TB475_12032023195828.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ LOPES NETO"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ"
    "autor_email" => "lopes.neto@unifesp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

A tecnologia em escala nano vem sendo cada vez mais incorporada a produtos e processos e não é raro um estudante se deparar com esse contexto, de forma que é relevante tratar tópicos relacionados à nanociência e nanotecnologia (NN) junto aos conteúdos na educação básica. No ambiente escolar, o livro didático é um material de forte influência na prática de ensino, com tradição histórica na educação brasileira. Nesse sentido, este estudo buscou analisar as abordagens dos conceitos de NN nos livros didáticos em diferentes categorias de alfabetização científica propostas por Shen, sendo: alfabetização científica prática, cívica e cultural. A pesquisa com caráter qualitativo, por análise documental, teve como fontes primárias todas as coleções de livros didáticos de química aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático de 2018, com busca e análise textual de conteúdos relacionados ao tema. Nas seis coleções analisadas, termos relacionados ao objeto de estudo foram encontrados em média nove vezes em cada coleção, em contextos caracterizados predominantemente na categoria de alfabetização científica prática, seguido pela cultural e cívica. Em suma, o estudo mostra que a NN vem sendo incorporada ao principal recurso didático da sala de aula por autores de livros didáticos de química, principalmente nas categorias prática e cultural. A alfabetização científica cívica foi a categoria menos presente nos livros, no entanto sua presença, ainda que incipiente, demonstra o posicionamento de alguns autores com relação às implicações sociais, políticas e ambientais para o desenvolvimento de reflexão de cidadãos críticos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.