Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA, INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS E AGROECOLOGIA E SUAS EXPRESSÕES EM UMA ESCOLA DO CAMPO GAÚCHA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 05 - Educação Ambiental e Educação do Campo
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 92871
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 368
    "inscrito_id" => 1780
    "titulo" => "PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA, INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS E AGROECOLOGIA E SUAS EXPRESSÕES EM UMA ESCOLA DO CAMPO GAÚCHA"
    "resumo" => "Neste artigo buscamos compreender as relações existentes entre o processo histórico da escolarização do meio rural no Brasil e às vivências das populações do campo constituídas pelas comunidades escolares que construíram os saberes populares, partindo das concepções da educação popular do campo a partir da Pedagogia da Alternância. Com foco em uma Escola Família Agrícola (EFA), que compõem os Centros Educativos Familiares de Formação por Alternância (CEFFA) junto às Casas Familiares Rurais (CFR). Essas instituições desenvolvem a formação por alternância a partir dos saberes populares do campo sobre agriculturas agroecológicas e sustentabilidade. O artigo ainda possui o intuito de compreender a escolarização no território escolar e familiar de forma articulada e complementar. A metodologia empregada na pesquisa é qualitativa e os resultados reiteram algumas constatações sobre a Pedagogia da Alternância como uma proposta educativa para/com os sujeitos do campo com vista à formação integral."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 05 - Educação Ambiental e Educação do Campo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID1780_TB368_20022023102742.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE GUTERRES FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "Aline Guterres"
    "autor_email" => "alinegufe@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 92871
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 368
    "inscrito_id" => 1780
    "titulo" => "PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA, INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS E AGROECOLOGIA E SUAS EXPRESSÕES EM UMA ESCOLA DO CAMPO GAÚCHA"
    "resumo" => "Neste artigo buscamos compreender as relações existentes entre o processo histórico da escolarização do meio rural no Brasil e às vivências das populações do campo constituídas pelas comunidades escolares que construíram os saberes populares, partindo das concepções da educação popular do campo a partir da Pedagogia da Alternância. Com foco em uma Escola Família Agrícola (EFA), que compõem os Centros Educativos Familiares de Formação por Alternância (CEFFA) junto às Casas Familiares Rurais (CFR). Essas instituições desenvolvem a formação por alternância a partir dos saberes populares do campo sobre agriculturas agroecológicas e sustentabilidade. O artigo ainda possui o intuito de compreender a escolarização no território escolar e familiar de forma articulada e complementar. A metodologia empregada na pesquisa é qualitativa e os resultados reiteram algumas constatações sobre a Pedagogia da Alternância como uma proposta educativa para/com os sujeitos do campo com vista à formação integral."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 05 - Educação Ambiental e Educação do Campo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID1780_TB368_20022023102742.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE GUTERRES FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "Aline Guterres"
    "autor_email" => "alinegufe@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

Neste artigo buscamos compreender as relações existentes entre o processo histórico da escolarização do meio rural no Brasil e às vivências das populações do campo constituídas pelas comunidades escolares que construíram os saberes populares, partindo das concepções da educação popular do campo a partir da Pedagogia da Alternância. Com foco em uma Escola Família Agrícola (EFA), que compõem os Centros Educativos Familiares de Formação por Alternância (CEFFA) junto às Casas Familiares Rurais (CFR). Essas instituições desenvolvem a formação por alternância a partir dos saberes populares do campo sobre agriculturas agroecológicas e sustentabilidade. O artigo ainda possui o intuito de compreender a escolarização no território escolar e familiar de forma articulada e complementar. A metodologia empregada na pesquisa é qualitativa e os resultados reiteram algumas constatações sobre a Pedagogia da Alternância como uma proposta educativa para/com os sujeitos do campo com vista à formação integral.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.