FUNDAMENTOS DE AUTORIDADE EM SALA DE AULA: A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DO COLÉGIO ESTADUAL EMILIO MASSOT
"2023-02-15 09:19:22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 92397 "edicao_id" => 311 "trabalho_id" => 26 "inscrito_id" => 609 "titulo" => "FUNDAMENTOS DE AUTORIDADE EM SALA DE AULA: A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DO COLÉGIO ESTADUAL EMILIO MASSOT" "resumo" => "Inserido na temática da Sociologia da Educação, o presente trabalho tem como objetivo geral identificar os elementos que formam a concepção de autoridade na visão dos docentes do Colégio Emílio Massot de Porto Alegre/RS, identificando a importância que esta assume – ou não – no processo educacional na visão dos professores, seu assentamento no referencial de contrato pedagógico, bem como o deslocamento de sua legitimação para a esfera carismática. Utilizando a estrutura conceitual de contrato didático fundada por Guy Brousseau e os tipos ideais de dominação sustentados por Max Weber, apresentam-se como objetivos específicos a investigação dos seguintes pontos: 1. Identificar as bases de autoridade que resultam em interações positivas entre professor e aluno; 2. Observar seu deslocamento de uma premissa racional-burocrática ou tradicional para a esfera carismática e 3. Analisar até que ponto se assentam no referencial de contrato pedagógico e 4. Explorar quais atitudes são esperadas ou indesejadas por parte de alunos e professores. Para tanto são analisadas respostas a questionário estruturado e entrevistas com docentes da instituição de ensino. Os professores da instituição reconhecem a autoridade docente como valor importante no processo ensino-aprendizagem e a compreendem como fundamentada em uma relação horizontal, onde o respeito, o exemplo e o afeto se destacam, revelando a preponderância de características de dominação carismática. Os elementos formadores do referencial de contrato pedagógico estão presentes nas premissas educacionais dos docentes, que identificam obrigações recíprocas entre professor e aluno, o que se confirma na análise das atitudes desejadas e indesejadas por parte de docentes e discentes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "PÔSTER" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV186_MD4_ID609_TB26_05062023173330.pdf" "created_at" => "2023-08-07 14:16:19" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ VICENTE YUNG SOARES" "autor_nome_curto" => "VICENTE" "autor_email" => "luizvicente.soares@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 92397 "edicao_id" => 311 "trabalho_id" => 26 "inscrito_id" => 609 "titulo" => "FUNDAMENTOS DE AUTORIDADE EM SALA DE AULA: A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DO COLÉGIO ESTADUAL EMILIO MASSOT" "resumo" => "Inserido na temática da Sociologia da Educação, o presente trabalho tem como objetivo geral identificar os elementos que formam a concepção de autoridade na visão dos docentes do Colégio Emílio Massot de Porto Alegre/RS, identificando a importância que esta assume – ou não – no processo educacional na visão dos professores, seu assentamento no referencial de contrato pedagógico, bem como o deslocamento de sua legitimação para a esfera carismática. Utilizando a estrutura conceitual de contrato didático fundada por Guy Brousseau e os tipos ideais de dominação sustentados por Max Weber, apresentam-se como objetivos específicos a investigação dos seguintes pontos: 1. Identificar as bases de autoridade que resultam em interações positivas entre professor e aluno; 2. Observar seu deslocamento de uma premissa racional-burocrática ou tradicional para a esfera carismática e 3. Analisar até que ponto se assentam no referencial de contrato pedagógico e 4. Explorar quais atitudes são esperadas ou indesejadas por parte de alunos e professores. Para tanto são analisadas respostas a questionário estruturado e entrevistas com docentes da instituição de ensino. Os professores da instituição reconhecem a autoridade docente como valor importante no processo ensino-aprendizagem e a compreendem como fundamentada em uma relação horizontal, onde o respeito, o exemplo e o afeto se destacam, revelando a preponderância de características de dominação carismática. Os elementos formadores do referencial de contrato pedagógico estão presentes nas premissas educacionais dos docentes, que identificam obrigações recíprocas entre professor e aluno, o que se confirma na análise das atitudes desejadas e indesejadas por parte de docentes e discentes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "PÔSTER" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV186_MD4_ID609_TB26_05062023173330.pdf" "created_at" => "2023-08-07 14:16:19" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ VICENTE YUNG SOARES" "autor_nome_curto" => "VICENTE" "autor_email" => "luizvicente.soares@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }