O NOVO ENSINO MÉDIO É “NOVO” OU É UMA PROPOSTA REPRODUTIVISTA, NEOLIBERAL E CONSERVADORA?
"2023-02-15 09:19:22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 92609 "edicao_id" => 311 "trabalho_id" => 107 "inscrito_id" => 767 "titulo" => "O NOVO ENSINO MÉDIO É “NOVO” OU É UMA PROPOSTA REPRODUTIVISTA, NEOLIBERAL E CONSERVADORA?" "resumo" => "O Novo Ensino Médio justificado como instrumento para pôr fim aos problemas de ordem pedagógica, tem demonstrado o oposto ao acentuar as contradições nas escolas públicas e reproduzir as desigualdades; por isto, os estudantes e professores tem sido os mais afetados. A pesquisa através de observação direta em duas escolas públicas evidencia o que está por trás do NEM, que não é novo; mas sim, um modelo reprodutivista, neoliberal e conservador. A concepção de educação profissionalizante provém de uma mentalidade conservadora e elitista, cultivada ao longo de anos, e presente na Reforma e BNCC; apresenta caráter dualista e utilitarista, no qual é o único saber necessário e útil, para os(as) filhos (as) dos trabalhadores. Por isso, a resistência e obstáculos ao ensino de Sociologia com a sua desregulamentação e desprofissionalização docente, onde as disciplinas estão sendo assumidas por pessoas sem a formação específica em sociologia. Desde sempre a sociologia tem enfrentado esta problemática, onde os professores formados em outras áreas que não as ciências sociais assumem o componente curricular. O NEM se mascarou de inovador, mas é um projeto político de reprodução e legitimação de desigualdades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21: O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO NOVO ENSINO MÉDIO" "palavra_chave" => "NOVO ENSINO MÉDIO, ENSINO DE SOCIOLOGIA, DESIGUALDADES EDUCACIONAIS, EDUCAÇÃO, REPRODUÇÃO" "idioma" => null "arquivo" => "653a6d3279954_26102023104418.pdf" "created_at" => "2023-10-26 10:44:18" "updated_at" => "2023-10-26 10:44:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IOLANDA B DA SILVA" "autor_nome_curto" => "IOLANDA" "autor_email" => "iolabarbsilva@servidor.ue" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 92609 "edicao_id" => 311 "trabalho_id" => 107 "inscrito_id" => 767 "titulo" => "O NOVO ENSINO MÉDIO É “NOVO” OU É UMA PROPOSTA REPRODUTIVISTA, NEOLIBERAL E CONSERVADORA?" "resumo" => "O Novo Ensino Médio justificado como instrumento para pôr fim aos problemas de ordem pedagógica, tem demonstrado o oposto ao acentuar as contradições nas escolas públicas e reproduzir as desigualdades; por isto, os estudantes e professores tem sido os mais afetados. A pesquisa através de observação direta em duas escolas públicas evidencia o que está por trás do NEM, que não é novo; mas sim, um modelo reprodutivista, neoliberal e conservador. A concepção de educação profissionalizante provém de uma mentalidade conservadora e elitista, cultivada ao longo de anos, e presente na Reforma e BNCC; apresenta caráter dualista e utilitarista, no qual é o único saber necessário e útil, para os(as) filhos (as) dos trabalhadores. Por isso, a resistência e obstáculos ao ensino de Sociologia com a sua desregulamentação e desprofissionalização docente, onde as disciplinas estão sendo assumidas por pessoas sem a formação específica em sociologia. Desde sempre a sociologia tem enfrentado esta problemática, onde os professores formados em outras áreas que não as ciências sociais assumem o componente curricular. O NEM se mascarou de inovador, mas é um projeto político de reprodução e legitimação de desigualdades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21: O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO NOVO ENSINO MÉDIO" "palavra_chave" => "NOVO ENSINO MÉDIO, ENSINO DE SOCIOLOGIA, DESIGUALDADES EDUCACIONAIS, EDUCAÇÃO, REPRODUÇÃO" "idioma" => null "arquivo" => "653a6d3279954_26102023104418.pdf" "created_at" => "2023-10-26 10:44:18" "updated_at" => "2023-10-26 10:44:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IOLANDA B DA SILVA" "autor_nome_curto" => "IOLANDA" "autor_email" => "iolabarbsilva@servidor.ue" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }