O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ENSINO BÁSICO BRASILEIRO: A CONTRIBUIÇÃO DE FLORESTAN FERNANDES E OUTROS SOCIÓLOGOS
"2023-02-15 09:19:22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 92571 "edicao_id" => 311 "trabalho_id" => 254 "inscrito_id" => 224 "titulo" => "O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ENSINO BÁSICO BRASILEIRO: A CONTRIBUIÇÃO DE FLORESTAN FERNANDES E OUTROS SOCIÓLOGOS" "resumo" => "Este estudo tem como objetivo apresentar, problematizar e refletir sobre o ensino de sociologia no ensino básico brasileiro a partir do pensamento do sociólogo Florestan Fernandes, além de articulando com o que pensa outros sociólogos que têm tal ensino como objeto de pesquisa. Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica (GRESSLER, 2007), mas de forma problematizada teoricamente e, também, ancorada numa metodologia analítica (BECKER, 1999). A questão de pesquisa procura saber até que ponto as contribuições do referido sociólogo paulista foram importantes para se pensar o ensino de sociologia no ensino médio nestas últimas décadas, destacando estudos mais recentes que tratam dessa tão importante temática. Do diálogo com outros sociólogos, tais como Casão e Quinteiro (2007); Guelfi (2007); Sarandy (2007); Handfas e Teixeira (2007); Jinkings (2007); Silva (2007) entre outros, resultaram em reflexões que nos faz pensar um ensino de sociologia mais crítico, reflexivo, problematizador, mas não conclusivo. Da análise, entendemos que o ensino de sociologia no ensino médio brasileiro, a partir de Florestan, passa pela formação inicial do professor, atravessada pelas alternâncias em se tratando de sua obrigatoriedade e quando foi facultado e, também, pela importância dessa disciplina, como sendo a mais viável para a compreensão dos temas da realidade social e de uma formação crítica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03: HISTÓRIA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO BRASIL" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV186_MD1_ID224_TB254_19062023215224.pdf" "created_at" => "2023-08-07 14:16:19" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAIMUNDO PAULINO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RAIMUNDO SILVA" "autor_email" => "raipsilva@usp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 92571 "edicao_id" => 311 "trabalho_id" => 254 "inscrito_id" => 224 "titulo" => "O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ENSINO BÁSICO BRASILEIRO: A CONTRIBUIÇÃO DE FLORESTAN FERNANDES E OUTROS SOCIÓLOGOS" "resumo" => "Este estudo tem como objetivo apresentar, problematizar e refletir sobre o ensino de sociologia no ensino básico brasileiro a partir do pensamento do sociólogo Florestan Fernandes, além de articulando com o que pensa outros sociólogos que têm tal ensino como objeto de pesquisa. Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica (GRESSLER, 2007), mas de forma problematizada teoricamente e, também, ancorada numa metodologia analítica (BECKER, 1999). A questão de pesquisa procura saber até que ponto as contribuições do referido sociólogo paulista foram importantes para se pensar o ensino de sociologia no ensino médio nestas últimas décadas, destacando estudos mais recentes que tratam dessa tão importante temática. Do diálogo com outros sociólogos, tais como Casão e Quinteiro (2007); Guelfi (2007); Sarandy (2007); Handfas e Teixeira (2007); Jinkings (2007); Silva (2007) entre outros, resultaram em reflexões que nos faz pensar um ensino de sociologia mais crítico, reflexivo, problematizador, mas não conclusivo. Da análise, entendemos que o ensino de sociologia no ensino médio brasileiro, a partir de Florestan, passa pela formação inicial do professor, atravessada pelas alternâncias em se tratando de sua obrigatoriedade e quando foi facultado e, também, pela importância dessa disciplina, como sendo a mais viável para a compreensão dos temas da realidade social e de uma formação crítica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03: HISTÓRIA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO BRASIL" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV186_MD1_ID224_TB254_19062023215224.pdf" "created_at" => "2023-08-07 14:16:19" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAIMUNDO PAULINO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RAIMUNDO SILVA" "autor_email" => "raipsilva@usp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }