Artigo Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

ABRINDO A CAIXA PRETA DAS TRILHAS DE APRENDIZAGEM DA OCHE CEARÁ – MULTILETRAMENTOS E SABERES EM MOVIMENTO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 12: METODOLOGIAS DE ENSINO EM SOCIOLOGIA/CIÊNCIAS SOCIAIS E O UNIVERSO DIGITAL: DESAFIOS PÓS-PANDÊMICOS
"2023-02-15 09:19:22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 92563
    "edicao_id" => 311
    "trabalho_id" => 246
    "inscrito_id" => 936
    "titulo" => "ABRINDO A CAIXA PRETA DAS TRILHAS DE APRENDIZAGEM DA OCHE CEARÁ – MULTILETRAMENTOS E SABERES EM MOVIMENTO"
    "resumo" => "O artigo tem como objetivo analisar como Objetos Educativos Digitais (OEDs) desenvolvidos da Olimpíada de Ciências Humanas do Estado do Ceará (OCHE Ceará) oferecem subsídios para possibilitar diversas trilhas de aprendizagem desenvolvidas pelos docentes no processo educativo e como todo processo configura naquilo que podemos chamar de Ecossistema de Educação Digital Olímpico (EcoEDO). Com isso, o professor pode planejar, a partir da dinâmica educacional a partir do conteúdo desenvolvido na referida OC, desenvolvendo e realizando multiletramentos em meio digital. Por caracterizar um Ecossistema dialógico, pode-se desdobrar a criação de diversas trilhas de aprendizagem estimuladas ou autorrealizadas, a fim de oferecer a formação de diversas competências, na aquisição de novos saberes no contexto do Ensino da Sociologia em articulação com outros componentes curriculares das Ciências Humanas e na construção de metodologias e sequenciamentos didáticos inovadores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12: METODOLOGIAS DE ENSINO EM SOCIOLOGIA/CIÊNCIAS SOCIAIS E O UNIVERSO DIGITAL: DESAFIOS PÓS-PANDÊMICOS"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV186_MD1_ID936_TB246_02052023215757.pdf"
    "created_at" => "2023-08-07 14:16:19"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROBSON CAMPANERUT DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ROBSON"
    "autor_email" => "robson.campanerut@alu.ufc"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 92563
    "edicao_id" => 311
    "trabalho_id" => 246
    "inscrito_id" => 936
    "titulo" => "ABRINDO A CAIXA PRETA DAS TRILHAS DE APRENDIZAGEM DA OCHE CEARÁ – MULTILETRAMENTOS E SABERES EM MOVIMENTO"
    "resumo" => "O artigo tem como objetivo analisar como Objetos Educativos Digitais (OEDs) desenvolvidos da Olimpíada de Ciências Humanas do Estado do Ceará (OCHE Ceará) oferecem subsídios para possibilitar diversas trilhas de aprendizagem desenvolvidas pelos docentes no processo educativo e como todo processo configura naquilo que podemos chamar de Ecossistema de Educação Digital Olímpico (EcoEDO). Com isso, o professor pode planejar, a partir da dinâmica educacional a partir do conteúdo desenvolvido na referida OC, desenvolvendo e realizando multiletramentos em meio digital. Por caracterizar um Ecossistema dialógico, pode-se desdobrar a criação de diversas trilhas de aprendizagem estimuladas ou autorrealizadas, a fim de oferecer a formação de diversas competências, na aquisição de novos saberes no contexto do Ensino da Sociologia em articulação com outros componentes curriculares das Ciências Humanas e na construção de metodologias e sequenciamentos didáticos inovadores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12: METODOLOGIAS DE ENSINO EM SOCIOLOGIA/CIÊNCIAS SOCIAIS E O UNIVERSO DIGITAL: DESAFIOS PÓS-PANDÊMICOS"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV186_MD1_ID936_TB246_02052023215757.pdf"
    "created_at" => "2023-08-07 14:16:19"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROBSON CAMPANERUT DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ROBSON"
    "autor_email" => "robson.campanerut@alu.ufc"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de fevereiro de 2023

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar como Objetos Educativos Digitais (OEDs) desenvolvidos da Olimpíada de Ciências Humanas do Estado do Ceará (OCHE Ceará) oferecem subsídios para possibilitar diversas trilhas de aprendizagem desenvolvidas pelos docentes no processo educativo e como todo processo configura naquilo que podemos chamar de Ecossistema de Educação Digital Olímpico (EcoEDO). Com isso, o professor pode planejar, a partir da dinâmica educacional a partir do conteúdo desenvolvido na referida OC, desenvolvendo e realizando multiletramentos em meio digital. Por caracterizar um Ecossistema dialógico, pode-se desdobrar a criação de diversas trilhas de aprendizagem estimuladas ou autorrealizadas, a fim de oferecer a formação de diversas competências, na aquisição de novos saberes no contexto do Ensino da Sociologia em articulação com outros componentes curriculares das Ciências Humanas e na construção de metodologias e sequenciamentos didáticos inovadores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.