Artigo Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

A SOCIOLOGIA NO LIVRO DIDÁTICO MODERNA PLUS: UMA AMOSTRA DA SOCIOLOGIA NO PNLD 2021?

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09: LIVROS DIDÁTICOS DE SOCIOLOGIA
"2023-02-15 09:19:22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 92593
    "edicao_id" => 311
    "trabalho_id" => 281
    "inscrito_id" => 854
    "titulo" => "A SOCIOLOGIA NO LIVRO DIDÁTICO MODERNA PLUS: UMA AMOSTRA DA SOCIOLOGIA NO PNLD 2021?"
    "resumo" => "O presente artigo se desenvolve como um piloto da pesquisa de mestrado do curso de Sociologia da Universidade Federal do Paraná, no qual se pretende analisar os livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2021, que são provenientes da Reforma do Ensino Médio ocorrida em 2017 durante o governo Temer. A reforma resultou em profundas modificações na Base Nacional Comum Curricular e, como consequência, teve-se a alteração dos objetos do PNLD que em 2021 passou a selecionar livros didáticos por área de conhecimento, rompendo com um ciclo de produção e circulação de livros para as disciplinas. Este trabalho se dedica à análisar o manual didático Moderna Plus da editora Moderna, tendo o objetivo de compreender como a Sociologia está presente neste livro. A metodologia tem base em Meucci (2020) ao articular a sociologia configuracional e sociologia do conhecimento para analisar os livros didáticos. Por fim, levantam-se as hipóteses de que a tentativa de uma reforma interdisplinar é falha, isso pois os conceitos objetivos das disciplinas ainda têm de ser explicitados no material de apoio. Ainda, é colocada a possibilidade de que os e as docentes do ensino básico da disciplina terão de complementar os conteúdos de Sociologia em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09: LIVROS DIDÁTICOS DE SOCIOLOGIA"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV186_MD1_ID854_TB281_19062023234733.pdf"
    "created_at" => "2023-08-07 14:16:19"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANNY GABRIELLE MENEZES SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "Gabrielle"
    "autor_email" => "annymenezes2010@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 92593
    "edicao_id" => 311
    "trabalho_id" => 281
    "inscrito_id" => 854
    "titulo" => "A SOCIOLOGIA NO LIVRO DIDÁTICO MODERNA PLUS: UMA AMOSTRA DA SOCIOLOGIA NO PNLD 2021?"
    "resumo" => "O presente artigo se desenvolve como um piloto da pesquisa de mestrado do curso de Sociologia da Universidade Federal do Paraná, no qual se pretende analisar os livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2021, que são provenientes da Reforma do Ensino Médio ocorrida em 2017 durante o governo Temer. A reforma resultou em profundas modificações na Base Nacional Comum Curricular e, como consequência, teve-se a alteração dos objetos do PNLD que em 2021 passou a selecionar livros didáticos por área de conhecimento, rompendo com um ciclo de produção e circulação de livros para as disciplinas. Este trabalho se dedica à análisar o manual didático Moderna Plus da editora Moderna, tendo o objetivo de compreender como a Sociologia está presente neste livro. A metodologia tem base em Meucci (2020) ao articular a sociologia configuracional e sociologia do conhecimento para analisar os livros didáticos. Por fim, levantam-se as hipóteses de que a tentativa de uma reforma interdisplinar é falha, isso pois os conceitos objetivos das disciplinas ainda têm de ser explicitados no material de apoio. Ainda, é colocada a possibilidade de que os e as docentes do ensino básico da disciplina terão de complementar os conteúdos de Sociologia em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09: LIVROS DIDÁTICOS DE SOCIOLOGIA"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV186_MD1_ID854_TB281_19062023234733.pdf"
    "created_at" => "2023-08-07 14:16:19"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANNY GABRIELLE MENEZES SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "Gabrielle"
    "autor_email" => "annymenezes2010@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de fevereiro de 2023

Resumo

O presente artigo se desenvolve como um piloto da pesquisa de mestrado do curso de Sociologia da Universidade Federal do Paraná, no qual se pretende analisar os livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2021, que são provenientes da Reforma do Ensino Médio ocorrida em 2017 durante o governo Temer. A reforma resultou em profundas modificações na Base Nacional Comum Curricular e, como consequência, teve-se a alteração dos objetos do PNLD que em 2021 passou a selecionar livros didáticos por área de conhecimento, rompendo com um ciclo de produção e circulação de livros para as disciplinas. Este trabalho se dedica à análisar o manual didático Moderna Plus da editora Moderna, tendo o objetivo de compreender como a Sociologia está presente neste livro. A metodologia tem base em Meucci (2020) ao articular a sociologia configuracional e sociologia do conhecimento para analisar os livros didáticos. Por fim, levantam-se as hipóteses de que a tentativa de uma reforma interdisplinar é falha, isso pois os conceitos objetivos das disciplinas ainda têm de ser explicitados no material de apoio. Ainda, é colocada a possibilidade de que os e as docentes do ensino básico da disciplina terão de complementar os conteúdos de Sociologia em sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.