A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS E A SOCIOLOGIA ESCOLAR NO NOVO ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA PESQUISA-AÇÃO
"2023-02-15 09:19:22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 92600 "edicao_id" => 311 "trabalho_id" => 291 "inscrito_id" => 668 "titulo" => "A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS E A SOCIOLOGIA ESCOLAR NO NOVO ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA PESQUISA-AÇÃO" "resumo" => "Inseridos em uma sociedade estruturada pelo racismo que se expressa nas desigualdades étnico-raciais e suas complexidades (CARNEIRO, 2005), é indispensável que o papel do educador e do sociólogo passe pela compreensão deste contexto. Dessa forma, pautar as categorias de raça, etnia e seus atravessamentos é fundamental para as Ciências Sociais em salas de aula tanto do ensino superior quanto do ensino médio. A mobilização popular negra mirou estrategicamente na prática curricular ao lutar para garantir a Lei 10.639/03 (BRASIL, 2003), que torna obrigatório o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira no ensino básico e, no ano em que a referida lei completa 20 anos, propõe-se reflexões acerca dos avanços e desafios a respeito de sua efetivação. O presente trabalho se debruça, portanto, sobre o papel da Sociologia enquanto disciplina escolar do ensino básico brasileiro no sentido da promoção da educação das relações étnico-raciais de maneira alinhada à uma educação problematizadora e ao cumprimento da Lei 10.639/03. Tendo em vista o potencial da Sociologia no trato da educação das relações étnico-raciais, são apresentadas reflexões desenvolvidas a partir da prática docente na disciplina de Sociologia em uma escola pública periférica na cidade de Belo Horizonte no formato do Novo Ensino Médio a partir da metodologia pesquisa-ação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11: ENSINO DE SOCIOLOGIA E A LEI 10.639/03: 20 ANOS DE DEBATES SOBRE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV186_MD1_ID668_TB291_19062023232122.pdf" "created_at" => "2023-08-07 14:16:19" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAROLINA NUNES DINIZ" "autor_nome_curto" => "Carolina Nunes" "autor_email" => "carolnunesdiniz1@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 92600 "edicao_id" => 311 "trabalho_id" => 291 "inscrito_id" => 668 "titulo" => "A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS E A SOCIOLOGIA ESCOLAR NO NOVO ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA PESQUISA-AÇÃO" "resumo" => "Inseridos em uma sociedade estruturada pelo racismo que se expressa nas desigualdades étnico-raciais e suas complexidades (CARNEIRO, 2005), é indispensável que o papel do educador e do sociólogo passe pela compreensão deste contexto. Dessa forma, pautar as categorias de raça, etnia e seus atravessamentos é fundamental para as Ciências Sociais em salas de aula tanto do ensino superior quanto do ensino médio. A mobilização popular negra mirou estrategicamente na prática curricular ao lutar para garantir a Lei 10.639/03 (BRASIL, 2003), que torna obrigatório o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira no ensino básico e, no ano em que a referida lei completa 20 anos, propõe-se reflexões acerca dos avanços e desafios a respeito de sua efetivação. O presente trabalho se debruça, portanto, sobre o papel da Sociologia enquanto disciplina escolar do ensino básico brasileiro no sentido da promoção da educação das relações étnico-raciais de maneira alinhada à uma educação problematizadora e ao cumprimento da Lei 10.639/03. Tendo em vista o potencial da Sociologia no trato da educação das relações étnico-raciais, são apresentadas reflexões desenvolvidas a partir da prática docente na disciplina de Sociologia em uma escola pública periférica na cidade de Belo Horizonte no formato do Novo Ensino Médio a partir da metodologia pesquisa-ação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11: ENSINO DE SOCIOLOGIA E A LEI 10.639/03: 20 ANOS DE DEBATES SOBRE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV186_MD1_ID668_TB291_19062023232122.pdf" "created_at" => "2023-08-07 14:16:19" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAROLINA NUNES DINIZ" "autor_nome_curto" => "Carolina Nunes" "autor_email" => "carolnunesdiniz1@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }