Artigo Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

DIÁLOGOS ENTRE SOCIOLOGIA E PROJETO DE VIDA: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA A PARTIR DO PROJETO DE VIDA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 21: O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO NOVO ENSINO MÉDIO
"2023-02-15 09:19:22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 92544
    "edicao_id" => 311
    "trabalho_id" => 224
    "inscrito_id" => 939
    "titulo" => "DIÁLOGOS ENTRE SOCIOLOGIA E PROJETO DE VIDA: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA A PARTIR DO PROJETO DE VIDA"
    "resumo" => "Diálogos entre Sociologia e Projeto de Vida: uma experiência pedagógica do ensino de Sociologia a partir do Projeto de Vida Thales Mateus Do Nascimento Maria Luiza de Souza Câncio Victor Xavier Devai José Angelo Correa dos Santos Alves Eixo Temático: GT 21 O presente trabalho tem como objetivo analisar e refletir os impactos da disciplina projeto de vida através do estágio proporcionado pelo projeto da Residência Pedagógica de Ciências Sociais UFF -Niterói. A disciplina Projeto de vida decorrente do novo Ensino Médio revela um descompromisso com a realidade escolar, expondo os interesses de um projeto educacional que não considera as diversas identidades e os contextos socioculturais envolvidos no processo educacional. Assim, enquanto futuros professores de Sociologia partimos das experiências do estágio no Colégio Estadual Walter Orlandini (São Gonçalo -RJ), e de uma análise crítica dos documentos orientativos ofertados aos professores da disciplina e dessa forma analisamos o impacto desta nova disciplina do novo ensino médio e as alternativas dos professores em aplicar o ensino de sociologia durante às aula. Por conseguinte, a novidade em relação ao programa curricular do novo ensino médio e o desafio que se impõe à prática docente com a falta de uma base de diretrizes e referenciais teóricos para se trabalhar na disciplina do projeto de vida. O estudo em questão é de extrema valia na medida que se propõe como construção de uma experiência pedagógica de ensino de sociologia, partindo da reflexão sobre suas potencialidades no desenvolvimento de uma discussão crítico reflexiva da realidade e expectativas coletivas e individuais dos alunos, com base em uma elaboração temática e interpretação teórica e prática da disciplina "Projeto de vida". Conclui-se que, é necessário a construção de um debate que auxilie os professores e futuros professores a desenvolverem formas de resistências para formar sujeitos crítico -reflexivos e que atuem na modificação de suas realidades sociais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21: O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO NOVO ENSINO MÉDIO"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV186_MD1_ID939_TB224_02062023183641.pdf"
    "created_at" => "2023-08-07 14:16:19"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ ANGELO CORREA DOS SANTOS ALVES"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ"
    "autor_email" => "correajoseangelo@yahoo.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 92544
    "edicao_id" => 311
    "trabalho_id" => 224
    "inscrito_id" => 939
    "titulo" => "DIÁLOGOS ENTRE SOCIOLOGIA E PROJETO DE VIDA: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA A PARTIR DO PROJETO DE VIDA"
    "resumo" => "Diálogos entre Sociologia e Projeto de Vida: uma experiência pedagógica do ensino de Sociologia a partir do Projeto de Vida Thales Mateus Do Nascimento Maria Luiza de Souza Câncio Victor Xavier Devai José Angelo Correa dos Santos Alves Eixo Temático: GT 21 O presente trabalho tem como objetivo analisar e refletir os impactos da disciplina projeto de vida através do estágio proporcionado pelo projeto da Residência Pedagógica de Ciências Sociais UFF -Niterói. A disciplina Projeto de vida decorrente do novo Ensino Médio revela um descompromisso com a realidade escolar, expondo os interesses de um projeto educacional que não considera as diversas identidades e os contextos socioculturais envolvidos no processo educacional. Assim, enquanto futuros professores de Sociologia partimos das experiências do estágio no Colégio Estadual Walter Orlandini (São Gonçalo -RJ), e de uma análise crítica dos documentos orientativos ofertados aos professores da disciplina e dessa forma analisamos o impacto desta nova disciplina do novo ensino médio e as alternativas dos professores em aplicar o ensino de sociologia durante às aula. Por conseguinte, a novidade em relação ao programa curricular do novo ensino médio e o desafio que se impõe à prática docente com a falta de uma base de diretrizes e referenciais teóricos para se trabalhar na disciplina do projeto de vida. O estudo em questão é de extrema valia na medida que se propõe como construção de uma experiência pedagógica de ensino de sociologia, partindo da reflexão sobre suas potencialidades no desenvolvimento de uma discussão crítico reflexiva da realidade e expectativas coletivas e individuais dos alunos, com base em uma elaboração temática e interpretação teórica e prática da disciplina "Projeto de vida". Conclui-se que, é necessário a construção de um debate que auxilie os professores e futuros professores a desenvolverem formas de resistências para formar sujeitos crítico -reflexivos e que atuem na modificação de suas realidades sociais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21: O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO NOVO ENSINO MÉDIO"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV186_MD1_ID939_TB224_02062023183641.pdf"
    "created_at" => "2023-08-07 14:16:19"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ ANGELO CORREA DOS SANTOS ALVES"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ"
    "autor_email" => "correajoseangelo@yahoo.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de fevereiro de 2023

Resumo

Diálogos entre Sociologia e Projeto de Vida: uma experiência pedagógica do ensino de Sociologia a partir do Projeto de Vida Thales Mateus Do Nascimento Maria Luiza de Souza Câncio Victor Xavier Devai José Angelo Correa dos Santos Alves Eixo Temático: GT 21 O presente trabalho tem como objetivo analisar e refletir os impactos da disciplina projeto de vida através do estágio proporcionado pelo projeto da Residência Pedagógica de Ciências Sociais UFF -Niterói. A disciplina Projeto de vida decorrente do novo Ensino Médio revela um descompromisso com a realidade escolar, expondo os interesses de um projeto educacional que não considera as diversas identidades e os contextos socioculturais envolvidos no processo educacional. Assim, enquanto futuros professores de Sociologia partimos das experiências do estágio no Colégio Estadual Walter Orlandini (São Gonçalo -RJ), e de uma análise crítica dos documentos orientativos ofertados aos professores da disciplina e dessa forma analisamos o impacto desta nova disciplina do novo ensino médio e as alternativas dos professores em aplicar o ensino de sociologia durante às aula. Por conseguinte, a novidade em relação ao programa curricular do novo ensino médio e o desafio que se impõe à prática docente com a falta de uma base de diretrizes e referenciais teóricos para se trabalhar na disciplina do projeto de vida. O estudo em questão é de extrema valia na medida que se propõe como construção de uma experiência pedagógica de ensino de sociologia, partindo da reflexão sobre suas potencialidades no desenvolvimento de uma discussão crítico reflexiva da realidade e expectativas coletivas e individuais dos alunos, com base em uma elaboração temática e interpretação teórica e prática da disciplina "Projeto de vida". Conclui-se que, é necessário a construção de um debate que auxilie os professores e futuros professores a desenvolverem formas de resistências para formar sujeitos crítico -reflexivos e que atuem na modificação de suas realidades sociais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.