RIZOMA INTERDISCIPLINAR: O PROJETO "NOITE PARAENSE" ENTRELAÇANDO SOCIOLOGIA E OUTROS SABERES
"2023-02-15 09:19:22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 92448 "edicao_id" => 311 "trabalho_id" => 93 "inscrito_id" => 301 "titulo" => "RIZOMA INTERDISCIPLINAR: O PROJETO "NOITE PARAENSE" ENTRELAÇANDO SOCIOLOGIA E OUTROS SABERES" "resumo" => "Apresenta-se nessa Comunicação o Projeto "Noite Paraense", desenvolvido por professores de diversas áreas do saber e discentes do Ensino Médio da escola pública estadual paraense “Avertano Rocha”. A atividade é realizada com estudantes do turno noturno e aborda, de forma pluridisciplinar, camadas da cultura paraense vivenciadas no cotidiano deles, tais como musicalidade (brega, tecnobrega, etc), culinária, religiosidades, rivalidade esportiva entre clubes de futebol locais (Remo e Paysandu), medicina tradicional, etc. O fato de ser desenvolvido com alunos do noturno dimensiona a potência do Projeto, considerando que a maioria deles já estão inseridos no mercado de trabalho, chegando à escola após exaustiva jornada laboral, bem como têm distorção idade-série e histórico de evasão escolar. A partir do conceito de rizoma (DELEUZE, GUATARRI, 1995) entende-se que a condução do Projeto entrelaçou saberes sem centralização em apenas um campo do conhecimento, havendo conexão, heterogeneidade, e multiplicidade, o inter-ser foi abraçado e incentivado. Docentes de Matemática, Física e Química juntamente com os de Sociologia, Geografia, e História promoveram uma tessitura de ações cooperadas. Esse modelo rizomático se mostrou alinhado com as diretrizes do Novo Ensino Médio, pois os alunos trabalharam uma integralidade de aspectos, habilidades e competências, exercitando o planejamento, cooperação, manejo de conflitos, escuta e oratória qualificadas, incentivo à autonomia e autoestima." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21: O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO NOVO ENSINO MÉDIO" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV186_MD1_ID301_TB93_30062023200830.pdf" "created_at" => "2023-08-07 14:16:19" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO SÉRGIO LIMA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "PAULO LIMA" "autor_email" => "paulo19mec@yahoo.com.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 92448 "edicao_id" => 311 "trabalho_id" => 93 "inscrito_id" => 301 "titulo" => "RIZOMA INTERDISCIPLINAR: O PROJETO "NOITE PARAENSE" ENTRELAÇANDO SOCIOLOGIA E OUTROS SABERES" "resumo" => "Apresenta-se nessa Comunicação o Projeto "Noite Paraense", desenvolvido por professores de diversas áreas do saber e discentes do Ensino Médio da escola pública estadual paraense “Avertano Rocha”. A atividade é realizada com estudantes do turno noturno e aborda, de forma pluridisciplinar, camadas da cultura paraense vivenciadas no cotidiano deles, tais como musicalidade (brega, tecnobrega, etc), culinária, religiosidades, rivalidade esportiva entre clubes de futebol locais (Remo e Paysandu), medicina tradicional, etc. O fato de ser desenvolvido com alunos do noturno dimensiona a potência do Projeto, considerando que a maioria deles já estão inseridos no mercado de trabalho, chegando à escola após exaustiva jornada laboral, bem como têm distorção idade-série e histórico de evasão escolar. A partir do conceito de rizoma (DELEUZE, GUATARRI, 1995) entende-se que a condução do Projeto entrelaçou saberes sem centralização em apenas um campo do conhecimento, havendo conexão, heterogeneidade, e multiplicidade, o inter-ser foi abraçado e incentivado. Docentes de Matemática, Física e Química juntamente com os de Sociologia, Geografia, e História promoveram uma tessitura de ações cooperadas. Esse modelo rizomático se mostrou alinhado com as diretrizes do Novo Ensino Médio, pois os alunos trabalharam uma integralidade de aspectos, habilidades e competências, exercitando o planejamento, cooperação, manejo de conflitos, escuta e oratória qualificadas, incentivo à autonomia e autoestima." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21: O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO NOVO ENSINO MÉDIO" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV186_MD1_ID301_TB93_30062023200830.pdf" "created_at" => "2023-08-07 14:16:19" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO SÉRGIO LIMA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "PAULO LIMA" "autor_email" => "paulo19mec@yahoo.com.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }