Artigo Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

O BULLYING NO CONTEXTO ESCOLAR DA ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO DOM VITAL: UM ESTUDO A PARTIR DA PESQUISA NACIONAL DE SAÚDE DO ESCOLAR-PENSE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 04: SOCIOLOGIA, CORPOS E EMOÇÕES: CONDIÇÕES DE SAÚDE E EXPERIÊNCIAS AFETIVAS JUVENIS EM CONTEXTOS ESCOLARES DO ENSINO MÉDIO
"2023-02-15 09:19:22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 92586
    "edicao_id" => 311
    "trabalho_id" => 273
    "inscrito_id" => 1020
    "titulo" => "O BULLYING NO CONTEXTO ESCOLAR DA ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO DOM VITAL: UM ESTUDO A PARTIR DA PESQUISA NACIONAL DE SAÚDE DO ESCOLAR-PENSE"
    "resumo" => "O objetivo deste estudo é investigar a incidência do bullying na Escola de Referência em Ensino Médio Dom Vital, localizada no bairro de Casa Amarela, zona norte do Recife. Para tanto, nos respaldamos no debate teórico preconizado por SILVA (2015), FANTE (2018) e FERREIRA (2018), entre outros autores que trazem a temática para o contexto escolar. Assim, observamos a importância de construir uma visão crítica sobre a temática, uma vez que o problema é recorrente e observado com maior frequência nas escolas. Para atingirmos os objetivos propostos, realizamos uma pesquisa de abordagem quali- quantitativa, considerando como sujeitos da pesquisa discentes do 1º ano do ensino médio da referida escola. Como instrumentos para a coleta de dados, utilizamos o questionário da PeNSE (IBGE, 2021), bem como a análise documental, de forma complementar. Acrescentamos que os dados foram coletados e analisados à luz da bibliografia específica. Posto isso, os resultados indicam a ocorrência do fenômeno bullying no espaço escolar e, a partir dela, o desenvolvimento de uma compreensão à luz das teorias acessadas durante o estudo. Dessa forma, nos valemos de uma perspectiva sociológica como ferramenta para a compreensão do bullying."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 04: SOCIOLOGIA, CORPOS E EMOÇÕES: CONDIÇÕES DE SAÚDE E EXPERIÊNCIAS AFETIVAS JUVENIS EM CONTEXTOS ESCOLARES DO ENSINO MÉDIO"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV186_MD1_ID1020_TB273_19062023235655.pdf"
    "created_at" => "2023-08-07 14:16:19"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LILIANE FEITOSA DE OLIVEIRA SOUSA BRITO"
    "autor_nome_curto" => "LILIANE BRITO"
    "autor_email" => "liliane.brito@aluno.funda"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 92586
    "edicao_id" => 311
    "trabalho_id" => 273
    "inscrito_id" => 1020
    "titulo" => "O BULLYING NO CONTEXTO ESCOLAR DA ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO DOM VITAL: UM ESTUDO A PARTIR DA PESQUISA NACIONAL DE SAÚDE DO ESCOLAR-PENSE"
    "resumo" => "O objetivo deste estudo é investigar a incidência do bullying na Escola de Referência em Ensino Médio Dom Vital, localizada no bairro de Casa Amarela, zona norte do Recife. Para tanto, nos respaldamos no debate teórico preconizado por SILVA (2015), FANTE (2018) e FERREIRA (2018), entre outros autores que trazem a temática para o contexto escolar. Assim, observamos a importância de construir uma visão crítica sobre a temática, uma vez que o problema é recorrente e observado com maior frequência nas escolas. Para atingirmos os objetivos propostos, realizamos uma pesquisa de abordagem quali- quantitativa, considerando como sujeitos da pesquisa discentes do 1º ano do ensino médio da referida escola. Como instrumentos para a coleta de dados, utilizamos o questionário da PeNSE (IBGE, 2021), bem como a análise documental, de forma complementar. Acrescentamos que os dados foram coletados e analisados à luz da bibliografia específica. Posto isso, os resultados indicam a ocorrência do fenômeno bullying no espaço escolar e, a partir dela, o desenvolvimento de uma compreensão à luz das teorias acessadas durante o estudo. Dessa forma, nos valemos de uma perspectiva sociológica como ferramenta para a compreensão do bullying."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 04: SOCIOLOGIA, CORPOS E EMOÇÕES: CONDIÇÕES DE SAÚDE E EXPERIÊNCIAS AFETIVAS JUVENIS EM CONTEXTOS ESCOLARES DO ENSINO MÉDIO"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV186_MD1_ID1020_TB273_19062023235655.pdf"
    "created_at" => "2023-08-07 14:16:19"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LILIANE FEITOSA DE OLIVEIRA SOUSA BRITO"
    "autor_nome_curto" => "LILIANE BRITO"
    "autor_email" => "liliane.brito@aluno.funda"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de fevereiro de 2023

Resumo

O objetivo deste estudo é investigar a incidência do bullying na Escola de Referência em Ensino Médio Dom Vital, localizada no bairro de Casa Amarela, zona norte do Recife. Para tanto, nos respaldamos no debate teórico preconizado por SILVA (2015), FANTE (2018) e FERREIRA (2018), entre outros autores que trazem a temática para o contexto escolar. Assim, observamos a importância de construir uma visão crítica sobre a temática, uma vez que o problema é recorrente e observado com maior frequência nas escolas. Para atingirmos os objetivos propostos, realizamos uma pesquisa de abordagem quali- quantitativa, considerando como sujeitos da pesquisa discentes do 1º ano do ensino médio da referida escola. Como instrumentos para a coleta de dados, utilizamos o questionário da PeNSE (IBGE, 2021), bem como a análise documental, de forma complementar. Acrescentamos que os dados foram coletados e analisados à luz da bibliografia específica. Posto isso, os resultados indicam a ocorrência do fenômeno bullying no espaço escolar e, a partir dela, o desenvolvimento de uma compreensão à luz das teorias acessadas durante o estudo. Dessa forma, nos valemos de uma perspectiva sociológica como ferramenta para a compreensão do bullying.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.