A “SOCIOLOGIA DA VIOLÊNCIA” NA EDUCAÇÃO BÁSICA: REFERENCIAIS TEÓRICOS E POSSIBILIDADES DO ENSINO INTERDISCIPLINAR E TRANSVERSAL
"2023-02-15 09:19:22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 92545 "edicao_id" => 311 "trabalho_id" => 225 "inscrito_id" => 848 "titulo" => "A “SOCIOLOGIA DA VIOLÊNCIA” NA EDUCAÇÃO BÁSICA: REFERENCIAIS TEÓRICOS E POSSIBILIDADES DO ENSINO INTERDISCIPLINAR E TRANSVERSAL" "resumo" => "Esta comunicação tem por objetivo situar a linha de pesquisa “Sociologia da Violência” como instrumento transversal de ensino na Educação Básica. O nosso objeto a ser analisado é a temática do poder, dos micropoderes, do poder simbólico, da relação entre saber e poder e como as instituições de ensino se enquadram no modelo de poder disciplinar e de controle. As sociedades de modernidade tardia ou pós-modernas se caracterizam pelas transformações nas dinâmicas das tecnologias e das relações de poder. O poder disciplinar, tão bem explicitado por Michel Foucault, foi aprimorado segundo as dinâmicas do capital. Não se trata apenas de vigiar e docilizar corpos. Agora é necessário adestrar e controlar por meio das novas tecnologias. A Inteligência Artificial e os algoritmos delimitaram uma nova forma de domínio sobre o ser humano. Cotidianamente defrontamo-nos pela velocidade e pelo volume das informações que chegam até nós pela internet. As redes sociais é nada mais que um meio de controle que, se não for bem compreendida, pode tornar-se um meio de alienação. A escola é parte integrante deste processo. Esqueçamo-nos destas instituições como espaços democráticos. É necessário resistência. Esta comunicação é o resultado de um projeto ainda em construção sobre o ensino da sociologia da violência como tema transversal no Ensino Médio. Nossos referencias teóricos serão os estudos de Max Weber, Michel Foucault, Deleuze, Pierre Bourdieu, Guy Debord e a filosofia de Byung-Chul Han." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16: PERCEPÇÕES, REPRESENTAÇÕES E SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIAS NO AMBIENTE ESCOLAR E SEU ENTORNO SOCIAL." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV186_MD1_ID848_TB225_02052023202023.pdf" "created_at" => "2023-08-07 14:16:19" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RODRIGO LEONARDO DE SOUSA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "Rodrigo" "autor_email" => "rodufop@yahoo.com.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FLUMINENSE (IF FLUMINENSE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 92545 "edicao_id" => 311 "trabalho_id" => 225 "inscrito_id" => 848 "titulo" => "A “SOCIOLOGIA DA VIOLÊNCIA” NA EDUCAÇÃO BÁSICA: REFERENCIAIS TEÓRICOS E POSSIBILIDADES DO ENSINO INTERDISCIPLINAR E TRANSVERSAL" "resumo" => "Esta comunicação tem por objetivo situar a linha de pesquisa “Sociologia da Violência” como instrumento transversal de ensino na Educação Básica. O nosso objeto a ser analisado é a temática do poder, dos micropoderes, do poder simbólico, da relação entre saber e poder e como as instituições de ensino se enquadram no modelo de poder disciplinar e de controle. As sociedades de modernidade tardia ou pós-modernas se caracterizam pelas transformações nas dinâmicas das tecnologias e das relações de poder. O poder disciplinar, tão bem explicitado por Michel Foucault, foi aprimorado segundo as dinâmicas do capital. Não se trata apenas de vigiar e docilizar corpos. Agora é necessário adestrar e controlar por meio das novas tecnologias. A Inteligência Artificial e os algoritmos delimitaram uma nova forma de domínio sobre o ser humano. Cotidianamente defrontamo-nos pela velocidade e pelo volume das informações que chegam até nós pela internet. As redes sociais é nada mais que um meio de controle que, se não for bem compreendida, pode tornar-se um meio de alienação. A escola é parte integrante deste processo. Esqueçamo-nos destas instituições como espaços democráticos. É necessário resistência. Esta comunicação é o resultado de um projeto ainda em construção sobre o ensino da sociologia da violência como tema transversal no Ensino Médio. Nossos referencias teóricos serão os estudos de Max Weber, Michel Foucault, Deleuze, Pierre Bourdieu, Guy Debord e a filosofia de Byung-Chul Han." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16: PERCEPÇÕES, REPRESENTAÇÕES E SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIAS NO AMBIENTE ESCOLAR E SEU ENTORNO SOCIAL." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV186_MD1_ID848_TB225_02052023202023.pdf" "created_at" => "2023-08-07 14:16:19" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RODRIGO LEONARDO DE SOUSA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "Rodrigo" "autor_email" => "rodufop@yahoo.com.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FLUMINENSE (IF FLUMINENSE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }