A VALORIZAÇÃO DAS CULTURAS JUVENIS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE VITÓRIA DA CONQUISTA - BAHIA
"2023-02-15 09:19:22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 92517 "edicao_id" => 311 "trabalho_id" => 189 "inscrito_id" => 940 "titulo" => "A VALORIZAÇÃO DAS CULTURAS JUVENIS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE VITÓRIA DA CONQUISTA - BAHIA" "resumo" => "O relato de experiência discute as Culturas Juvenis na Escola com base em observações de aulas de Sociologia e nas descrições em cadernos de campo, realizadas em uma escola pública de Vitória da Conquista, Bahia, a partir da vivência como bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Tendo como objetivo compreender como se concebem as expressões culturais, analisando como os mecanismos da cultura estão interligados com o processo de socialização e de aprendizagem. Sobre observações em torno do ambiente escolar, há evidências de uma “violência simbólica” (Bourdieu, 1998) em relação à cultura popular dos discentes. Existindo também outras discriminações com esses estudantes, como a ignorância da influência dessa cultura juvenil na sua própria interação. A fim de romper com a presença da violência simbólica no ambiente escolar, é vital que se promova uma reflexão crítica acerca da relação entre cultura popular e escolar. Com base nos pontos apresentados, conclui-se que o ambiente escolar se apresenta de forma desconexa à cultura juvenil. A escola não utiliza a cultura dos jovens como auxílio na educação, se desconectando do meio em que os estudantes estão inseridos ao repudiar o manuseamento de redes sociais, por exemplo. Palavras-chave: Violência Simbólica, Formas Culturais, Juventude, PIBID, Escola;" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "PÔSTER" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV186_MD4_ID940_TB189_05062023184719.pdf" "created_at" => "2023-08-07 14:16:19" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÉBORA COSTA RAMOS DE JESUS" "autor_nome_curto" => "DÉBORA COSTA" "autor_email" => "deboraramosdejesus@outloo" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 92517 "edicao_id" => 311 "trabalho_id" => 189 "inscrito_id" => 940 "titulo" => "A VALORIZAÇÃO DAS CULTURAS JUVENIS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE VITÓRIA DA CONQUISTA - BAHIA" "resumo" => "O relato de experiência discute as Culturas Juvenis na Escola com base em observações de aulas de Sociologia e nas descrições em cadernos de campo, realizadas em uma escola pública de Vitória da Conquista, Bahia, a partir da vivência como bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Tendo como objetivo compreender como se concebem as expressões culturais, analisando como os mecanismos da cultura estão interligados com o processo de socialização e de aprendizagem. Sobre observações em torno do ambiente escolar, há evidências de uma “violência simbólica” (Bourdieu, 1998) em relação à cultura popular dos discentes. Existindo também outras discriminações com esses estudantes, como a ignorância da influência dessa cultura juvenil na sua própria interação. A fim de romper com a presença da violência simbólica no ambiente escolar, é vital que se promova uma reflexão crítica acerca da relação entre cultura popular e escolar. Com base nos pontos apresentados, conclui-se que o ambiente escolar se apresenta de forma desconexa à cultura juvenil. A escola não utiliza a cultura dos jovens como auxílio na educação, se desconectando do meio em que os estudantes estão inseridos ao repudiar o manuseamento de redes sociais, por exemplo. Palavras-chave: Violência Simbólica, Formas Culturais, Juventude, PIBID, Escola;" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "PÔSTER" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV186_MD4_ID940_TB189_05062023184719.pdf" "created_at" => "2023-08-07 14:16:19" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÉBORA COSTA RAMOS DE JESUS" "autor_nome_curto" => "DÉBORA COSTA" "autor_email" => "deboraramosdejesus@outloo" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }