A INFLUÊNCIA DO CAPITAL CULTURAL NO DESEMPENHO ESCOLAR EM SOCIOLOGIA: O PERFIL SOCIOCULTURAL DE ESTUDANTES DA ESCOLA DE APLICAÇÃO/UFPA
"2023-02-15 09:19:22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 92475 "edicao_id" => 311 "trabalho_id" => 131 "inscrito_id" => 436 "titulo" => "A INFLUÊNCIA DO CAPITAL CULTURAL NO DESEMPENHO ESCOLAR EM SOCIOLOGIA: O PERFIL SOCIOCULTURAL DE ESTUDANTES DA ESCOLA DE APLICAÇÃO/UFPA" "resumo" => "O capital cultural adquirido pela vivência no meio social tem poder de influência no desempenho dos estudantes na disciplina de Sociologia? Esta é a questão norteadora do presente trabalho. Baseando-se nela, realizou-se um estudo sobre as bases culturais e sociais do desempenho estudantil. O objetivo é entender as razões do (in)sucesso escolar em sociologia e suas relações com a distribuição desigual de capital cultural dos(as) alunos. Nosso ponto de vista teórico considera que “a ação do meio familiar sobre o êxito escolar é quase exclusivamente cultural”, ou seja, “é o nível cultural global do grupo familiar que mantém a relação mais estreita com o êxito escolar” (BOURDIEU, 2015, p. 46). Com o suporte dessa perspectiva teórica, inferimos que a desigualdade social é um fator marcante da sociedade atual, mas não se trata de um fenômeno posto e construído no momento presente, tendo em vista que é histórico e inerente a sociedade de classes, trata-se, sobretudo, de um sistema de contradições que se reflete nos diversos âmbitos sociais. O caminho metodológico seguiu-se através da análise de dados primários coletados por meio de questionário para obtenção de dados qualitativos, objetivando sondar possíveis relações entre a cultura adquirida, e o quanto ela socialmente influi na capacidade cognitiva do indivíduo, a pesquisa foi aplicada aos estudantes do 1° Ano do Ensino Médio da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará, posto que os mesmos se encontram no início de sua “relação” com a Sociologia, fator colaborativo a análise do desenvolvimento desse “contato” e dos fatores que podem influenciá-lo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "PÔSTER" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV186_MD4_ID436_TB131_05062023194512.pdf" "created_at" => "2023-08-07 14:16:19" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA CAROLINA BRITO DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "Larissa Andrade" "autor_email" => "carol.arissa@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 92475 "edicao_id" => 311 "trabalho_id" => 131 "inscrito_id" => 436 "titulo" => "A INFLUÊNCIA DO CAPITAL CULTURAL NO DESEMPENHO ESCOLAR EM SOCIOLOGIA: O PERFIL SOCIOCULTURAL DE ESTUDANTES DA ESCOLA DE APLICAÇÃO/UFPA" "resumo" => "O capital cultural adquirido pela vivência no meio social tem poder de influência no desempenho dos estudantes na disciplina de Sociologia? Esta é a questão norteadora do presente trabalho. Baseando-se nela, realizou-se um estudo sobre as bases culturais e sociais do desempenho estudantil. O objetivo é entender as razões do (in)sucesso escolar em sociologia e suas relações com a distribuição desigual de capital cultural dos(as) alunos. Nosso ponto de vista teórico considera que “a ação do meio familiar sobre o êxito escolar é quase exclusivamente cultural”, ou seja, “é o nível cultural global do grupo familiar que mantém a relação mais estreita com o êxito escolar” (BOURDIEU, 2015, p. 46). Com o suporte dessa perspectiva teórica, inferimos que a desigualdade social é um fator marcante da sociedade atual, mas não se trata de um fenômeno posto e construído no momento presente, tendo em vista que é histórico e inerente a sociedade de classes, trata-se, sobretudo, de um sistema de contradições que se reflete nos diversos âmbitos sociais. O caminho metodológico seguiu-se através da análise de dados primários coletados por meio de questionário para obtenção de dados qualitativos, objetivando sondar possíveis relações entre a cultura adquirida, e o quanto ela socialmente influi na capacidade cognitiva do indivíduo, a pesquisa foi aplicada aos estudantes do 1° Ano do Ensino Médio da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará, posto que os mesmos se encontram no início de sua “relação” com a Sociologia, fator colaborativo a análise do desenvolvimento desse “contato” e dos fatores que podem influenciá-lo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "PÔSTER" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV186_MD4_ID436_TB131_05062023194512.pdf" "created_at" => "2023-08-07 14:16:19" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA CAROLINA BRITO DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "Larissa Andrade" "autor_email" => "carol.arissa@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }