PRÁTICAS EDUCATIVAS EM ESPAÇOS NÃO-ESCOLARES: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE EDUCADORAS E EDUCADORES DO CAMPO
0 of 0"2023-02-15 09:19:22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 ▼ // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [▶ "id" => 92486 "edicao_id" => 311 "trabalho_id" => 151 "inscrito_id" => 826 "titulo" => "PRÁTICAS EDUCATIVAS EM ESPAÇOS NÃO-ESCOLARES: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE EDUCADORAS E EDUCADORES DO CAMPO" "resumo" => "O presente trabalho é resultante de uma experiência desenvolvida na disciplina “Fundamentos e Práticas da Educação em Ciências Sociais”, do curso de Licenciatura em Educação do Campo, junto a uma turma da habilitação em Ciências Humanas e Sociais, da Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, que ocorreu no primeiro semestre de 2020. O objeto da discussão trata-se de uma aula de campo, realizada ao longo de dois dias, durante um encontro estadual de um movimento social, a qual teve por finalidade explorar práticas educativas na área de sociologia promovidas em espaços não-escolares. Inserido nesse contexto, o objetivo do trabalho é apresentar a experiência realizada e problematizar alcances e potencialidades do ensino de sociologia a partir de vivências em espaços educativos não escolares. Os procedimentos metodológicos utilizados incluem uma pesquisa bibliográfica sobre o assunto, o plano de ensino da disciplina e um questionário com questões do tipo abertas aplicado às estudantes e aos estudantes participantes da disciplina. Os resultados obtidos indicam que experiências em espaços educativos não escolares contribuem sobremaneira para o ensino de sociologia e que, neste contexto, ações promovidas por movimentos sociais se configuram como um potencial a ser explorado. ◀O presente trabalho é resultante de uma experiência desenvolvida na disciplina “Fundamentos e Práticas da Educação em Ciências Sociais”, do curso de Licenciatur ▶" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19: ENSINO DE SOCIOLOGIA, QUESTÃO SOCIOAMBIENTAL E RURALIDADES" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV186_MD1_ID826_TB151_19042023140625.pdf" "created_at" => "2023-08-07 14:16:19" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSILENE KOMARCHESKI" "autor_nome_curto" => "ROSILENE KOMARC" "autor_email" => "rosilenekomarcheski@gmail" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [▶ "id" => 92486 "edicao_id" => 311 "trabalho_id" => 151 "inscrito_id" => 826 "titulo" => "PRÁTICAS EDUCATIVAS EM ESPAÇOS NÃO-ESCOLARES: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE EDUCADORAS E EDUCADORES DO CAMPO" "resumo" => "O presente trabalho é resultante de uma experiência desenvolvida na disciplina “Fundamentos e Práticas da Educação em Ciências Sociais”, do curso de Licenciatura em Educação do Campo, junto a uma turma da habilitação em Ciências Humanas e Sociais, da Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, que ocorreu no primeiro semestre de 2020. O objeto da discussão trata-se de uma aula de campo, realizada ao longo de dois dias, durante um encontro estadual de um movimento social, a qual teve por finalidade explorar práticas educativas na área de sociologia promovidas em espaços não-escolares. Inserido nesse contexto, o objetivo do trabalho é apresentar a experiência realizada e problematizar alcances e potencialidades do ensino de sociologia a partir de vivências em espaços educativos não escolares. Os procedimentos metodológicos utilizados incluem uma pesquisa bibliográfica sobre o assunto, o plano de ensino da disciplina e um questionário com questões do tipo abertas aplicado às estudantes e aos estudantes participantes da disciplina. Os resultados obtidos indicam que experiências em espaços educativos não escolares contribuem sobremaneira para o ensino de sociologia e que, neste contexto, ações promovidas por movimentos sociais se configuram como um potencial a ser explorado. ◀O presente trabalho é resultante de uma experiência desenvolvida na disciplina “Fundamentos e Práticas da Educação em Ciências Sociais”, do curso de Licenciatur ▶" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19: ENSINO DE SOCIOLOGIA, QUESTÃO SOCIOAMBIENTAL E RURALIDADES" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV186_MD1_ID826_TB151_19042023140625.pdf" "created_at" => "2023-08-07 14:16:19" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSILENE KOMARCHESKI" "autor_nome_curto" => "ROSILENE KOMARC" "autor_email" => "rosilenekomarcheski@gmail" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [▶ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [▶ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] }