DE BENJAMIN CONSTANT A MENDONÇA FILHO: BREVE HISTÓRICO DA SOCIOLOGIA ESCOLAR NO BRASIL
"2023-02-15 09:19:22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 92477 "edicao_id" => 311 "trabalho_id" => 135 "inscrito_id" => 491 "titulo" => "DE BENJAMIN CONSTANT A MENDONÇA FILHO: BREVE HISTÓRICO DA SOCIOLOGIA ESCOLAR NO BRASIL" "resumo" => "O ensino de Sociologia na Educação Básica brasileira é um tema complexo que vem suscitando várias questões para o debate acadêmico ao longo do tempo. A questão mais recente está ligada à Reforma do Ensino Médio, aprovada em 2017 e à publicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em 2018, fenômenos interdependentes que modificaram o currículo nacional. Nesse contexto, a presença da Sociologia enquanto disciplina escolar se vê novamente ameaçada, diante de “inovações curriculares” fragmentadas e com claro viés neoliberal, que têm como objetivo oculto o distanciamento entre estudantes e uma formação crítica, de caráter emancipatório. Esse comportamento não deve ser dissociado da influência cada vez mais acentuada de neoliberais e neoconservadores, segundo Apple (2001), nas políticas educacionais em parâmetro global, cenário no qual se insere a sanha reformista enfrentada pelo Brasil no final da década de 2010, baseada nos interesses do mercado e das grandes corporações. Com isso, perde-se força os conhecimentos historicamente construídos e disciplinas como a Sociologia, entendida como parte nuclear de uma formação humanística. No entanto, não há como compreender de forma consistente a atualidade da Sociologia escolar brasileira sem remontar sua história no currículo básico do país. Analisar esse percurso é fundamental para entender os contextos sociais e, sobretudo, políticos, que determinaram a trajetória de intermitência da disciplina nas diretrizes nacionais, gerando consequências na contemporaneidade. Nesse sentido, o objetivo central deste trabalho é debater, à luz da teoria especializada, fatos importantes da história da Sociologia enquanto disciplina escolar no Brasil, apresentando, de forma sintética e embasada, seu espaço nas diversas reformas educacionais implementadas a partir do final do século XIX até o ano 2017, quando o governo Michel Temer, através do Ministério da Educação (MEC), comandado por Mendonça Filho, lança mão da Lei nº. 13.415/2017, responsável por reestruturar o Ensino Médio nacional. Para cumprir com esta finalidade, o estudo se baseia na abordagem qualitativa, utilizando como recurso metodológico a pesquisa bibliográfica, através da visitação à teoria especializada e observação de documentos pertinentes ao tema. No plano teórico, contribuem para análise das informações, autores como Chervel (1990), Goodson (2007), Feijó (2012), Bodart e Tavares (2020), entre outros nomes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03: HISTÓRIA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO BRASIL" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV186_MD1_ID491_TB135_08062023230837.pdf" "created_at" => "2023-08-07 14:16:19" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO VITOR DE SOUZA LOPES" "autor_nome_curto" => "PEDRO LOPES" "autor_email" => "pvsouzalopes@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 92477 "edicao_id" => 311 "trabalho_id" => 135 "inscrito_id" => 491 "titulo" => "DE BENJAMIN CONSTANT A MENDONÇA FILHO: BREVE HISTÓRICO DA SOCIOLOGIA ESCOLAR NO BRASIL" "resumo" => "O ensino de Sociologia na Educação Básica brasileira é um tema complexo que vem suscitando várias questões para o debate acadêmico ao longo do tempo. A questão mais recente está ligada à Reforma do Ensino Médio, aprovada em 2017 e à publicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em 2018, fenômenos interdependentes que modificaram o currículo nacional. Nesse contexto, a presença da Sociologia enquanto disciplina escolar se vê novamente ameaçada, diante de “inovações curriculares” fragmentadas e com claro viés neoliberal, que têm como objetivo oculto o distanciamento entre estudantes e uma formação crítica, de caráter emancipatório. Esse comportamento não deve ser dissociado da influência cada vez mais acentuada de neoliberais e neoconservadores, segundo Apple (2001), nas políticas educacionais em parâmetro global, cenário no qual se insere a sanha reformista enfrentada pelo Brasil no final da década de 2010, baseada nos interesses do mercado e das grandes corporações. Com isso, perde-se força os conhecimentos historicamente construídos e disciplinas como a Sociologia, entendida como parte nuclear de uma formação humanística. No entanto, não há como compreender de forma consistente a atualidade da Sociologia escolar brasileira sem remontar sua história no currículo básico do país. Analisar esse percurso é fundamental para entender os contextos sociais e, sobretudo, políticos, que determinaram a trajetória de intermitência da disciplina nas diretrizes nacionais, gerando consequências na contemporaneidade. Nesse sentido, o objetivo central deste trabalho é debater, à luz da teoria especializada, fatos importantes da história da Sociologia enquanto disciplina escolar no Brasil, apresentando, de forma sintética e embasada, seu espaço nas diversas reformas educacionais implementadas a partir do final do século XIX até o ano 2017, quando o governo Michel Temer, através do Ministério da Educação (MEC), comandado por Mendonça Filho, lança mão da Lei nº. 13.415/2017, responsável por reestruturar o Ensino Médio nacional. Para cumprir com esta finalidade, o estudo se baseia na abordagem qualitativa, utilizando como recurso metodológico a pesquisa bibliográfica, através da visitação à teoria especializada e observação de documentos pertinentes ao tema. No plano teórico, contribuem para análise das informações, autores como Chervel (1990), Goodson (2007), Feijó (2012), Bodart e Tavares (2020), entre outros nomes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03: HISTÓRIA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO BRASIL" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV186_MD1_ID491_TB135_08062023230837.pdf" "created_at" => "2023-08-07 14:16:19" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO VITOR DE SOUZA LOPES" "autor_nome_curto" => "PEDRO LOPES" "autor_email" => "pvsouzalopes@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }