A EXTENSÃO NO ENSINO MÉDIO E UM PRIMEIRO OLHAR SOBRE A REFORMA
"2023-02-15 09:19:22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 92421 "edicao_id" => 311 "trabalho_id" => 54 "inscrito_id" => 87 "titulo" => "A EXTENSÃO NO ENSINO MÉDIO E UM PRIMEIRO OLHAR SOBRE A REFORMA" "resumo" => "Este estudo tem como objetivo explorar a experiência do projeto de extensão CiSo no novo ensino médio, apresentando um recorte discursivo sobre o tema e os resultados obtidos após um ano de trabalho em escolas do Distrito Federal. Com esse acompanhamento, foi possível observar a dificuldade de inserção curricular dos itinerários formativos, a falta de estrutura das escolas para oferecê-los e a falta de apoio da SEEDF para auxiliar os professores em sala de aula. A reforma trata-se de um contexto de disputas por um projeto formativo que visa o ajustamento da sociedade e da escola às necessidades produtivas. (GARCIA, et.al, 2022). Portanto, isso reforçou a desigualdade escolar ao direcionar estudantes das classes populares para itinerários formativos que os distanciam da continuidade dos estudos e não fornecem a mesma formação das escolas técnicas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "PÔSTER" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV186_MD4_ID87_TB54_05062023212107.pdf" "created_at" => "2023-08-07 14:16:19" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HIRLAN DELFINO LOPES DE ALCÂNTARA" "autor_nome_curto" => "HIRLAN D." "autor_email" => "hirlan.alcantara@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 92421 "edicao_id" => 311 "trabalho_id" => 54 "inscrito_id" => 87 "titulo" => "A EXTENSÃO NO ENSINO MÉDIO E UM PRIMEIRO OLHAR SOBRE A REFORMA" "resumo" => "Este estudo tem como objetivo explorar a experiência do projeto de extensão CiSo no novo ensino médio, apresentando um recorte discursivo sobre o tema e os resultados obtidos após um ano de trabalho em escolas do Distrito Federal. Com esse acompanhamento, foi possível observar a dificuldade de inserção curricular dos itinerários formativos, a falta de estrutura das escolas para oferecê-los e a falta de apoio da SEEDF para auxiliar os professores em sala de aula. A reforma trata-se de um contexto de disputas por um projeto formativo que visa o ajustamento da sociedade e da escola às necessidades produtivas. (GARCIA, et.al, 2022). Portanto, isso reforçou a desigualdade escolar ao direcionar estudantes das classes populares para itinerários formativos que os distanciam da continuidade dos estudos e não fornecem a mesma formação das escolas técnicas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "PÔSTER" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV186_MD4_ID87_TB54_05062023212107.pdf" "created_at" => "2023-08-07 14:16:19" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HIRLAN DELFINO LOPES DE ALCÂNTARA" "autor_nome_curto" => "HIRLAN D." "autor_email" => "hirlan.alcantara@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }