O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ESTADO DO PARANÁ: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS DOCUMENTOS NACIONAIS E ESTADUAIS
"2023-02-15 09:19:22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 92554 "edicao_id" => 311 "trabalho_id" => 236 "inscrito_id" => 334 "titulo" => "O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ESTADO DO PARANÁ: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS DOCUMENTOS NACIONAIS E ESTADUAIS" "resumo" => "Nos últimos anos diversas mudanças ocorreram no ensino médio, atingindo diretamente a Sociologia. O presente artigo busca compreender de que modo tais mudanças ocorrem no estado do Paraná. A recente reforma do ensino médio e a implantação da BNCC alteraram a organização dos sistemas de ensino. Associado a isso a organização escolar no Paraná vive uma intensificação de uma perspectiva gerencialista de organização escolar. O objetivo deste trabalho é comparar as legislações nacionais referentes a dois períodos no que tange ao ensino da Sociologia: o primeiro entre 2008 e 2018 tendo como referência documental as DCNEM, as PCNEM e as OCNEM a nível nacional e as DCE’s a nível estadual . O segundo período inicia-se em 2018 com a instituição da BNCC e as atualizações das DCNEM bem como a reforma do ensino médio a nível nacional e a publicação do Referencial Curricular para o Ensino Médio do paraná. Além destas será realizada uma análise bibliográfica se debruçando em autores como Laval (2016), Biesta (2013) e Ball (2020) que contribuem para a compreensão do atual contexto educacional. Constata-se preliminarmente que a Sociologia sofreu um profundo revés tanto com a reforma e a BNCC que reduz as especificidades da disciplina agrupando-a aos itinerários formativos bem como a nível estadual com a redução da carga horária da disciplina e o viés gerencialista da organização do ensino. Por se tratar de um trabalho em andamento, essas conclusões são preliminares." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05: O ENSINO DE SOCIOLOGIA E AS POLÍTICAS CURRICULARES NO BRASIL" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV186_MD1_ID334_TB236_19062023230947.pdf" "created_at" => "2023-08-07 14:16:19" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WILLIAN OLIVEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "WILLIAN" "autor_email" => "willianoliveira266@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 92554 "edicao_id" => 311 "trabalho_id" => 236 "inscrito_id" => 334 "titulo" => "O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ESTADO DO PARANÁ: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS DOCUMENTOS NACIONAIS E ESTADUAIS" "resumo" => "Nos últimos anos diversas mudanças ocorreram no ensino médio, atingindo diretamente a Sociologia. O presente artigo busca compreender de que modo tais mudanças ocorrem no estado do Paraná. A recente reforma do ensino médio e a implantação da BNCC alteraram a organização dos sistemas de ensino. Associado a isso a organização escolar no Paraná vive uma intensificação de uma perspectiva gerencialista de organização escolar. O objetivo deste trabalho é comparar as legislações nacionais referentes a dois períodos no que tange ao ensino da Sociologia: o primeiro entre 2008 e 2018 tendo como referência documental as DCNEM, as PCNEM e as OCNEM a nível nacional e as DCE’s a nível estadual . O segundo período inicia-se em 2018 com a instituição da BNCC e as atualizações das DCNEM bem como a reforma do ensino médio a nível nacional e a publicação do Referencial Curricular para o Ensino Médio do paraná. Além destas será realizada uma análise bibliográfica se debruçando em autores como Laval (2016), Biesta (2013) e Ball (2020) que contribuem para a compreensão do atual contexto educacional. Constata-se preliminarmente que a Sociologia sofreu um profundo revés tanto com a reforma e a BNCC que reduz as especificidades da disciplina agrupando-a aos itinerários formativos bem como a nível estadual com a redução da carga horária da disciplina e o viés gerencialista da organização do ensino. Por se tratar de um trabalho em andamento, essas conclusões são preliminares." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05: O ENSINO DE SOCIOLOGIA E AS POLÍTICAS CURRICULARES NO BRASIL" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV186_MD1_ID334_TB236_19062023230947.pdf" "created_at" => "2023-08-07 14:16:19" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WILLIAN OLIVEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "WILLIAN" "autor_email" => "willianoliveira266@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }