Introdução: Considerando a necessidade de práticas avaliativas com sentido e significado tanto para os estudantes como para os docentes, a avaliação na Educação Física escolar, também pode resultar numa complexa atividade humana na qual o pensamento, a percepção, as emoções e a motricidade estão inseridas na interface do cenário cultural. Objetivo: Investigar a possibilidade de um processo avaliativo na Educação Física escolar, considerando os conhecimentos prévios e a pluralidade intelectual dos estudantes. Método: Esta é uma pesquisa qualitativa descritiva que teve a participação de 13 estudantes do 5º ano do ensino fundamental em uma escola pública no Estado de São Paulo - Brasil. No intuito de conhecer os estudantes, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 3 professores e 2 gestores que lidavam com o grupo de estudantes. A partir das informações levantadas foram elaboradas e desenvolvidos 41 intervenções pedagógicas que aconteceram em três meses em três aulas semanais de 50 minutos cada. As práticas avaliativas foram elaboradas e desenvolvidas durante as intervenções. Os registros foram feitos no Diário de Bordo. Resultados e discussão: Por meio das informações, foi possível perceber as possíveis formas de expressões, aquisições e manifestação do conhecimento dos estudantes. As propostas motoras eram baseadas na resolução de situações problemas por vários caminhos. A ludicidade também se constituiu em uma questão fundamental durante o processo formativo, visto que possibilitou uma ampla variedade de respostas concebidas pelos estudantes. Durante a resolução das situações problema, observamos que o conhecimento foi construído individualmente, contudo foi explicitado pelos estudantes e discutido no coletivo através da apresentação de alternativas e reflexões, proporcionando uma avaliação das ações individuais e coletiva no processo formativo. Considerações finais: Todos (as) estudantes se empenharam no percurso avaliativo, pois perceberam que tinham espaço de fala e escuta. Suas percepções (sentimentos, ideias e opiniões) e sugestões foram discutidas, analisadas e acolhidas para as tomadas de decisões pedagógicas. No processo avaliativo, as relações cooperativas com o(a) professor(a) pode trazer sentido e significado aos envolvidos, pois o docente pode perceber as expectativas e necessidades dos(as) estudantes nas intervenções pedagógicas, e nesta interlocução, favorecer a elaboração, aquisição e expressão do conhecimento.