As abordagens centradas no jogo - Game-Based Approach (GBA), também nomeadas de abordagens atuais da Pedagogia do Esporte, apresentam uma crescente ao redor do mundo tanto relacionado as pesquisas como a inserção em diversos ambientes de prática esportiva, entre eles o do voleibol, no processo de ensino-aprendizagem-treinamento. Alguns exemplos dessas são o modelo do Sport Education (SE), o Teaching Games for Understanding (TGfU), possíveis de serem aplicados para diferentes Jogos Esportivos Coletivos, e o Step Game Approach (SGA), específico para o voleibol, que, apoiados por um processo formativo de profissionais ao adquirirem conhecimento sobre, como os cursos de formação, podem inseri-las com maior facilidade em suas práticas pedagógicas e contribuir para o desenvolvimento dos praticantes em diferentes aspectos. Sendo assim, o objetivo do presente trabalho foi de analisar o “saber sobre” as abordagens centradas no jogo a partir das respostas de Profissionais de Educação Física (PEF) participantes de um curso de formação sobre ensino do voleibol. Participaram do estudo 13 PEF participantes de um curso de formação que responderam um questionário avaliativo ao final do mesmo, em que foram selecionadas as respostas relacionadas a temática de interesse. A pesquisa obteve aprovação do Comitê de Ética e Pesquisas com seres humanos. O método de produção e análise dos dados utilizado foi o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), utilizado para categorização de respostas e que propõe como produto final uma sentença em primeira pessoa que ressalte a coletividade dos participantes da pesquisa. Foram criados três DSC nomeados de a) Sport Education, que contou com a resposta de nove dos participantes; b) Teaching Games for Understanding, com oito participantes; e c) Step Game Approach, também com oito participantes. Os DSC apresentam informações pertinentes sobre essas GBA ao indicar alguns dos principais pontos que devem ser levados em conta em cada uma dessas, como o foco em todo o contexto esportivo e a formação de praticantes competentes, letrados e entusiastas, relacionado ao SE, bem como características procedimentais relacionadas ao TGfU, com as etapas para elaboração de aulas, ressaltando o uso de jogos no ensino e as modificações no jogo formal e as fases de desenvolvimento progressivo do jogo de voleibol proposto pela SGA, que alia o conhecimento tático e técnico sobre a modalidade, dentre outros. Conclui-se que os PEF participantes do curso de formação sobre ensino do voleibol a partir das GBA compreenderam teoricamente os conceitos principais das três abordagens destacadas, contudo, são necessárias outras iniciativas para que se efetivem nas práticas pedagógicas, adentrando no campo prático.