Este trabalho tem como tema norteador o “empoderamento” feminino. O objeto de estudo são textos do gênero poema, aplicados aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Seropédica, município localizado na Baixada Fluminense do Estado do Rio de Janeiro. O trabalho inciou-se pela diagnose sobre afinidade e conhecimento sobre gênero com estudantes. De acordo com as orientações programáticas da rede, o 9º ano não contempla este gênero, mas, com autorização da equipe diretiva da unidade escolar foi realizado este trabalho como uma atividade complementar. Após compartilhamento de vídeos e textos que abordavam o tema feminismo e os estilos musicais R.A.P e hip hop, os alunos fizeram atividades com letras de canções dos referidos gêneros e participaram de um workshop de criação de R.A.P. e hip hop, com um artista da região, que os ensinou algumas técnicas de composição de rimas e arranjos musicais, para que pudessem enfim, apresentar suas produções durante evento de culminância bimestral na unidade escolar (que contava com uma série de trabalhos com a temática diversidade, cultura, feminismo, entre outros) em uma batalha poetry slam, sempre mantendo o tema norteador que fora utilizado como foco de estudo durante todo o segundo semestre do ano letivo.