Artigo Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino - Volume 2

E-books

ISBN: 978-65-86901-94-8

A EXPERIÊNCIA DA ELIMINAÇÃO: UMA BREVE ANÁLISE DO MEDO E DA VIOLÊNCIA LEGITIMADOS POR REGIMES DITATORIAIS NO CONTO "O JANTAR", DE JULIÁN FUKS.

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          As fronteiras disciplinares entre os diversos campos do conhecimento j&aacute; n&atilde;o conseguem dialogar com as demandas do descentramento, da alteridade, da heterogeneidade, do dialogismo, tendo em vista o cen&aacute;rio din&acirc;mico da expans&atilde;o da &ldquo;intelig&ecirc;ncia coletiva&rdquo; como nova forma de pensamento diante das potencialidades das conex&otilde;es sociais nas redes abertas da internet. Neste cen&aacute;rio, a interdisciplinaridade contempla a necessidade de superar o paradigma da vis&atilde;o fragmentada de produ&ccedil;&atilde;o do conhecimento, buscando-se articular e produzir coer&ecirc;ncia dial&oacute;gica entre diversos campos de saberes.<br />\r\n
          Como processo cont&iacute;nuo e inconcluso, a interdisciplinaridade orienta-se por uma atitude cr&iacute;tica e aberta &agrave; realidade, configurando movimentos de articula&ccedil;&atilde;o entre teoria e pr&aacute;tica. Conforme ressaltou Helo&iacute;sa Luck, em sua obra &ldquo;Pedagogia interdisciplinar: fundamentos te&oacute;rico-metodol&oacute;gicos&rdquo;, o objetivo da interdisciplinaridade &eacute; &ldquo;promover a supera&ccedil;&atilde;o da vis&atilde;o restrita de mundo e a compreens&atilde;o da complexidade da realidade, ao mesmo tempo resgatando a centralidade do homem na realidade e na produ&ccedil;&atilde;o do conhecimento, de modo a permitir ao mesmo tempo uma melhor compreens&atilde;o da realidade e do homem como o ser determinante e determinado&rdquo;. (LUCK, 1994, p. 60).<br />\r\n
          Sob o vi&eacute;s interdisciplinar, estudos lingu&iacute;sticos e liter&aacute;rios conectam-se e dialogam com as demandas de ensino e aprendizagem nos cen&aacute;rios de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e superior, tendo a linguagem como eixo norteador para pesquisas te&oacute;ricas e/ou aplicadas. A linguagem assume especial destaque na contemporaneidade e revela dimens&otilde;es dial&oacute;gicas, em sintonia com pr&aacute;ticas hist&oacute;ricas, sociais e culturais. Em fun&ccedil;&atilde;o da diversidade de abordagens te&oacute;rico-metodol&oacute;gicas, os estudos da linguagem multiplicam-se e revelam interfaces trans/interdisciplinares com o ensino.&nbsp;<br />\r\n
          Reconhecendo a import&acirc;ncia de ampliar o di&aacute;logo entre estudos da linguagem, interdisciplinaridade e ensino, o II CONEIL &ndash; Congresso Nacional de Estudos Interdisciplinares da Linguagem revelou-se como espa&ccedil;o de divulga&ccedil;&atilde;o cient&iacute;fica para fomentar reflex&otilde;es te&oacute;rico-metodol&oacute;gicas sobre diversos temas nos campos de Lingu&iacute;stica, Literatura e Ensino, reunindo pesquisadores de todas as regi&otilde;es do Brasil. Neste Volume 2, intitulado Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino, o/a leitor/a ter&aacute; a oportunidade de fazer uma imers&atilde;o em pesquisas e relatos de experi&ecirc;ncias que focalizam o potencial dos estudos liter&aacute;rios em suas dimens&otilde;es trans/interdisciplinares.&nbsp;<br />\r\n
          No campo art&iacute;stico-liter&aacute;rio, a linguagem revela suas potencialidades significativas, simb&oacute;licas e transdisciplinares, convidando o/a leitor/a a descortinar as redes intertextuais e intersemi&oacute;ticas da literatura como fen&ocirc;meno poliss&ecirc;mico. A literatura propicia imers&otilde;es est&eacute;ticas que podem despertar o/a leitor/a para processos de constru&ccedil;&atilde;o e reconstru&ccedil;&atilde;o de sentidos diante da inesgotabilidade da polival&ecirc;ncia sem&acirc;ntica que a obra liter&aacute;ria sugere nos percursos da leitura.&nbsp;<br />\r\n
          Como fen&ocirc;meno multifacetado, a literatura desperta os m&uacute;ltiplos olhares de pesquisadores/as que buscam, continuamente, investigar poss&iacute;veis redes de significa&ccedil;&otilde;es em diversas possibilidades de atualiza&ccedil;&otilde;es liter&aacute;rias. Em conex&otilde;es interdisciplinares com processos educativos, hist&oacute;ricos e socioculturais, os estudos liter&aacute;rios ampliam-se e evidenciam m&uacute;ltiplos horizontes de an&aacute;lises, teorias e cr&iacute;ticas liter&aacute;rias.<br />\r\n
          No campo dos estudos liter&aacute;rios, diversos/as pesquisadores/as participam desta publica&ccedil;&atilde;o e evidenciam o lugar da literatura no cen&aacute;rio da produ&ccedil;&atilde;o cient&iacute;fica. Os cap&iacute;tulos desta obra apresentam uma diversidade de temas e diferentes enfoques te&oacute;rico-metodol&oacute;gicos, evidenciando interconex&otilde;es entre linguagem, literatura, ensino e interdisciplinaridade.<br />\r\n
          &nbsp;As diferentes vozes de pesquisadores/as ressoam em uma esp&eacute;cie de orquestra polif&ocirc;nica, seguindo os termos bakhtinianos, e articulam leituras/pesquisas/estudos sob olhares diversos acerca da literatura em suas dimens&otilde;es poliss&ecirc;micas e intertextuais. Os textos, aqui reunidos, trazem contribui&ccedil;&otilde;es para ampliar o debate no campo dos estudos liter&aacute;rios e consolidam a produ&ccedil;&atilde;o cient&iacute;fica na &aacute;rea com articula&ccedil;&otilde;es entre discentes, docentes e pesquisadores/as nos cen&aacute;rios de gradua&ccedil;&atilde;o e p&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          Os debates apresentados podem promover incrementos em processos formativos de educadores/as e educandos/as, considerando a necessidade de integrar pesquisas produzidas em meios acad&ecirc;micos e escolares a partir dos cont&iacute;nuos desafios enfrentados pelas universidades e escolas quanto ao redimensionamento de processos de pesquisas, ensino e aprendizagem com foco em estudos liter&aacute;rios.&nbsp;<br />\r\n
          Convidamos o/a leitor/a &agrave; imers&atilde;o nesta obra, com vistas a conhecer as diversas faces dos estudos liter&aacute;rios em sintonia com reflex&otilde;es te&oacute;rico-metodol&oacute;gicas ancoradas em m&uacute;ltiplas perspectivas interdisciplinares. Esperamos que a leitura desta obra consiga fortalecer os caminhos da literatura rumo &agrave; valoriza&ccedil;&atilde;o dos &ldquo;saberes&rdquo; e &ldquo;sabores, conforme os termos barthesianos, inerentes aos processos de leituras e releituras que as obras liter&aacute;rias sugerem.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n
          Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
          Coordenador do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)<br />\r\n
          <br />\r\n
          Renata Barbosa Vicente<br />\r\n
          Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
          Docente do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)<br />\r\n
          <br />\r\n
          Ivanda Maria Martins Silva<br />\r\n
          Professora Associada da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
          Docente do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)
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          <br />\r\n
          Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n
          Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
          Coordenador do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)<br />\r\n
          <br />\r\n
          Renata Barbosa Vicente<br />\r\n
          Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
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          Ivanda Maria Martins Silva<br />\r\n
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                  As fronteiras disciplinares entre os diversos campos do conhecimento j&aacute; n&atilde;o conseguem dialogar com as demandas do descentramento, da alteridade, da heterogeneidade, do dialogismo, tendo em vista o cen&aacute;rio din&acirc;mico da expans&atilde;o da &ldquo;intelig&ecirc;ncia coletiva&rdquo; como nova forma de pensamento diante das potencialidades das conex&otilde;es sociais nas redes abertas da internet. Neste cen&aacute;rio, a interdisciplinaridade contempla a necessidade de superar o paradigma da vis&atilde;o fragmentada de produ&ccedil;&atilde;o do conhecimento, buscando-se articular e produzir coer&ecirc;ncia dial&oacute;gica entre diversos campos de saberes.<br />\r\n
                  Como processo cont&iacute;nuo e inconcluso, a interdisciplinaridade orienta-se por uma atitude cr&iacute;tica e aberta &agrave; realidade, configurando movimentos de articula&ccedil;&atilde;o entre teoria e pr&aacute;tica. Conforme ressaltou Helo&iacute;sa Luck, em sua obra &ldquo;Pedagogia interdisciplinar: fundamentos te&oacute;rico-metodol&oacute;gicos&rdquo;, o objetivo da interdisciplinaridade &eacute; &ldquo;promover a supera&ccedil;&atilde;o da vis&atilde;o restrita de mundo e a compreens&atilde;o da complexidade da realidade, ao mesmo tempo resgatando a centralidade do homem na realidade e na produ&ccedil;&atilde;o do conhecimento, de modo a permitir ao mesmo tempo uma melhor compreens&atilde;o da realidade e do homem como o ser determinante e determinado&rdquo;. (LUCK, 1994, p. 60).<br />\r\n
                  Sob o vi&eacute;s interdisciplinar, estudos lingu&iacute;sticos e liter&aacute;rios conectam-se e dialogam com as demandas de ensino e aprendizagem nos cen&aacute;rios de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e superior, tendo a linguagem como eixo norteador para pesquisas te&oacute;ricas e/ou aplicadas. A linguagem assume especial destaque na contemporaneidade e revela dimens&otilde;es dial&oacute;gicas, em sintonia com pr&aacute;ticas hist&oacute;ricas, sociais e culturais. Em fun&ccedil;&atilde;o da diversidade de abordagens te&oacute;rico-metodol&oacute;gicas, os estudos da linguagem multiplicam-se e revelam interfaces trans/interdisciplinares com o ensino.&nbsp;<br />\r\n
                  Reconhecendo a import&acirc;ncia de ampliar o di&aacute;logo entre estudos da linguagem, interdisciplinaridade e ensino, o II CONEIL &ndash; Congresso Nacional de Estudos Interdisciplinares da Linguagem revelou-se como espa&ccedil;o de divulga&ccedil;&atilde;o cient&iacute;fica para fomentar reflex&otilde;es te&oacute;rico-metodol&oacute;gicas sobre diversos temas nos campos de Lingu&iacute;stica, Literatura e Ensino, reunindo pesquisadores de todas as regi&otilde;es do Brasil. Neste Volume 2, intitulado Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino, o/a leitor/a ter&aacute; a oportunidade de fazer uma imers&atilde;o em pesquisas e relatos de experi&ecirc;ncias que focalizam o potencial dos estudos liter&aacute;rios em suas dimens&otilde;es trans/interdisciplinares.&nbsp;<br />\r\n
                  No campo art&iacute;stico-liter&aacute;rio, a linguagem revela suas potencialidades significativas, simb&oacute;licas e transdisciplinares, convidando o/a leitor/a a descortinar as redes intertextuais e intersemi&oacute;ticas da literatura como fen&ocirc;meno poliss&ecirc;mico. A literatura propicia imers&otilde;es est&eacute;ticas que podem despertar o/a leitor/a para processos de constru&ccedil;&atilde;o e reconstru&ccedil;&atilde;o de sentidos diante da inesgotabilidade da polival&ecirc;ncia sem&acirc;ntica que a obra liter&aacute;ria sugere nos percursos da leitura.&nbsp;<br />\r\n
                  Como fen&ocirc;meno multifacetado, a literatura desperta os m&uacute;ltiplos olhares de pesquisadores/as que buscam, continuamente, investigar poss&iacute;veis redes de significa&ccedil;&otilde;es em diversas possibilidades de atualiza&ccedil;&otilde;es liter&aacute;rias. Em conex&otilde;es interdisciplinares com processos educativos, hist&oacute;ricos e socioculturais, os estudos liter&aacute;rios ampliam-se e evidenciam m&uacute;ltiplos horizontes de an&aacute;lises, teorias e cr&iacute;ticas liter&aacute;rias.<br />\r\n
                  No campo dos estudos liter&aacute;rios, diversos/as pesquisadores/as participam desta publica&ccedil;&atilde;o e evidenciam o lugar da literatura no cen&aacute;rio da produ&ccedil;&atilde;o cient&iacute;fica. Os cap&iacute;tulos desta obra apresentam uma diversidade de temas e diferentes enfoques te&oacute;rico-metodol&oacute;gicos, evidenciando interconex&otilde;es entre linguagem, literatura, ensino e interdisciplinaridade.<br />\r\n
                  &nbsp;As diferentes vozes de pesquisadores/as ressoam em uma esp&eacute;cie de orquestra polif&ocirc;nica, seguindo os termos bakhtinianos, e articulam leituras/pesquisas/estudos sob olhares diversos acerca da literatura em suas dimens&otilde;es poliss&ecirc;micas e intertextuais. Os textos, aqui reunidos, trazem contribui&ccedil;&otilde;es para ampliar o debate no campo dos estudos liter&aacute;rios e consolidam a produ&ccedil;&atilde;o cient&iacute;fica na &aacute;rea com articula&ccedil;&otilde;es entre discentes, docentes e pesquisadores/as nos cen&aacute;rios de gradua&ccedil;&atilde;o e p&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  Os debates apresentados podem promover incrementos em processos formativos de educadores/as e educandos/as, considerando a necessidade de integrar pesquisas produzidas em meios acad&ecirc;micos e escolares a partir dos cont&iacute;nuos desafios enfrentados pelas universidades e escolas quanto ao redimensionamento de processos de pesquisas, ensino e aprendizagem com foco em estudos liter&aacute;rios.&nbsp;<br />\r\n
                  Convidamos o/a leitor/a &agrave; imers&atilde;o nesta obra, com vistas a conhecer as diversas faces dos estudos liter&aacute;rios em sintonia com reflex&otilde;es te&oacute;rico-metodol&oacute;gicas ancoradas em m&uacute;ltiplas perspectivas interdisciplinares. Esperamos que a leitura desta obra consiga fortalecer os caminhos da literatura rumo &agrave; valoriza&ccedil;&atilde;o dos &ldquo;saberes&rdquo; e &ldquo;sabores, conforme os termos barthesianos, inerentes aos processos de leituras e releituras que as obras liter&aacute;rias sugerem.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n
                  Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
                  Coordenador do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Renata Barbosa Vicente<br />\r\n
                  Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
                  Docente do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Ivanda Maria Martins Silva<br />\r\n
                  Professora Associada da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
                  Docente do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)
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                  ALEXSANDRO DOS SANTOS MACHADO (UFRPE)<br />\r\n
                  ALFREDO CORDIVIOLA (UFPE)<br />\r\n
                  BRENDA CARLOS DE ANDRADE (UFRPE)<br />\r\n
                  CARLOS EDUARDO SOARES DA CRUZ (UERJ)<br />\r\n
                  CLAUDIA ROBERTA TAVARES SILVA (UFRPE)<br />\r\n
                  CLEBER ALVES ATA&Iacute;DE (UFRPE)<br />\r\n
                  DOROTHY BEZERRA SILVA DE BRITO (UFRPE)<br />\r\n
                  I&Ecirc;DO DE OLIVEIRA PAES (UFRPE)<br />\r\n
                  IRAN FERREIRA DE MELO (UFRPE)<br />\r\n
                  ISABELA BARBOSA DO R&Ecirc;GO BARROS (UNICAP)<br />\r\n
                  IVANDA MARIA MARTINS SILVA (UFRPE)<br />\r\n
                  JO&Atilde;O BATISTA PEREIRA (UFRPE)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; TEM&Iacute;STOCLES FERREIRA J&Uacute;NIOR (UFRPE)<br />\r\n
                  LEONARDO LENNERTZ MARCOTULIO (UFRJ)<br />\r\n
                  MARCELA MOURA TORRES PAIM (UFRPE)<br />\r\n
                  MARIA C&Eacute;LIA LIMA-HERNANDES (USP)<br />\r\n
                  MARIANNE CARVALHO BEZERRA CAVALCANTE (UFPB)<br />\r\n
                  NATANAEL DUARTE DE AZEVEDO (UFRPE)<br />\r\n
                  PAULO HENRIQUE DUQUE (UFRN)<br />\r\n
                  REBECA LINS SIM&Otilde;ES DE OLIVEIRA (UPE)<br />\r\n
                  RENATA BARBOSA VICENTE (UFRPE)<br />\r\n
                  SILVANA SILVA DE FARIAS ARA&Uacute;JO (UEFS)<br />\r\n
                  SILVIA RODRIGUES VIEIRA (UFRJ)<br />\r\n
                  VALDIR DO NASCIMENTO FLORES (UFRGS)<br />\r\n
                  VAL&Eacute;RIA SEVERINA GOMES (UFRPE)<br />\r\n
                  VICENTINA MARIA RAMIRES BORBA (UFRPE)
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                  Como processo cont&iacute;nuo e inconcluso, a interdisciplinaridade orienta-se por uma atitude cr&iacute;tica e aberta &agrave; realidade, configurando movimentos de articula&ccedil;&atilde;o entre teoria e pr&aacute;tica. Conforme ressaltou Helo&iacute;sa Luck, em sua obra &ldquo;Pedagogia interdisciplinar: fundamentos te&oacute;rico-metodol&oacute;gicos&rdquo;, o objetivo da interdisciplinaridade &eacute; &ldquo;promover a supera&ccedil;&atilde;o da vis&atilde;o restrita de mundo e a compreens&atilde;o da complexidade da realidade, ao mesmo tempo resgatando a centralidade do homem na realidade e na produ&ccedil;&atilde;o do conhecimento, de modo a permitir ao mesmo tempo uma melhor compreens&atilde;o da realidade e do homem como o ser determinante e determinado&rdquo;. (LUCK, 1994, p. 60).<br />\r\n
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                  No campo art&iacute;stico-liter&aacute;rio, a linguagem revela suas potencialidades significativas, simb&oacute;licas e transdisciplinares, convidando o/a leitor/a a descortinar as redes intertextuais e intersemi&oacute;ticas da literatura como fen&ocirc;meno poliss&ecirc;mico. A literatura propicia imers&otilde;es est&eacute;ticas que podem despertar o/a leitor/a para processos de constru&ccedil;&atilde;o e reconstru&ccedil;&atilde;o de sentidos diante da inesgotabilidade da polival&ecirc;ncia sem&acirc;ntica que a obra liter&aacute;ria sugere nos percursos da leitura.&nbsp;<br />\r\n
                  Como fen&ocirc;meno multifacetado, a literatura desperta os m&uacute;ltiplos olhares de pesquisadores/as que buscam, continuamente, investigar poss&iacute;veis redes de significa&ccedil;&otilde;es em diversas possibilidades de atualiza&ccedil;&otilde;es liter&aacute;rias. Em conex&otilde;es interdisciplinares com processos educativos, hist&oacute;ricos e socioculturais, os estudos liter&aacute;rios ampliam-se e evidenciam m&uacute;ltiplos horizontes de an&aacute;lises, teorias e cr&iacute;ticas liter&aacute;rias.<br />\r\n
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                  Convidamos o/a leitor/a &agrave; imers&atilde;o nesta obra, com vistas a conhecer as diversas faces dos estudos liter&aacute;rios em sintonia com reflex&otilde;es te&oacute;rico-metodol&oacute;gicas ancoradas em m&uacute;ltiplas perspectivas interdisciplinares. Esperamos que a leitura desta obra consiga fortalecer os caminhos da literatura rumo &agrave; valoriza&ccedil;&atilde;o dos &ldquo;saberes&rdquo; e &ldquo;sabores, conforme os termos barthesianos, inerentes aos processos de leituras e releituras que as obras liter&aacute;rias sugerem.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n
                  Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
                  Coordenador do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Renata Barbosa Vicente<br />\r\n
                  Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
                  Docente do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Ivanda Maria Martins Silva<br />\r\n
                  Professora Associada da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
                  Docente do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)
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                  ALFREDO CORDIVIOLA (UFPE)<br />\r\n
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                  DOROTHY BEZERRA SILVA DE BRITO (UFRPE)<br />\r\n
                  I&Ecirc;DO DE OLIVEIRA PAES (UFRPE)<br />\r\n
                  IRAN FERREIRA DE MELO (UFRPE)<br />\r\n
                  ISABELA BARBOSA DO R&Ecirc;GO BARROS (UNICAP)<br />\r\n
                  IVANDA MARIA MARTINS SILVA (UFRPE)<br />\r\n
                  JO&Atilde;O BATISTA PEREIRA (UFRPE)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; TEM&Iacute;STOCLES FERREIRA J&Uacute;NIOR (UFRPE)<br />\r\n
                  LEONARDO LENNERTZ MARCOTULIO (UFRJ)<br />\r\n
                  MARCELA MOURA TORRES PAIM (UFRPE)<br />\r\n
                  MARIA C&Eacute;LIA LIMA-HERNANDES (USP)<br />\r\n
                  MARIANNE CARVALHO BEZERRA CAVALCANTE (UFPB)<br />\r\n
                  NATANAEL DUARTE DE AZEVEDO (UFRPE)<br />\r\n
                  PAULO HENRIQUE DUQUE (UFRN)<br />\r\n
                  REBECA LINS SIM&Otilde;ES DE OLIVEIRA (UPE)<br />\r\n
                  RENATA BARBOSA VICENTE (UFRPE)<br />\r\n
                  SILVANA SILVA DE FARIAS ARA&Uacute;JO (UEFS)<br />\r\n
                  SILVIA RODRIGUES VIEIRA (UFRJ)<br />\r\n
                  VALDIR DO NASCIMENTO FLORES (UFRGS)<br />\r\n
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Publicado em 27 de janeiro de 2023

Resumo

Propomos uma leitura do conto "O jantar", de Julián Fuks, enfocando as configurações do medo e da violência perpetrados por regimes ditatoriais como maldades banais. O conto narra a visita de um jovem brasileiro a uma velha tia que mora na Argentina, com o propósito de participar de uma reunião que deveria ser prazerosa a ambos: um jantar em família. No entanto, a trama vai se revelando como uma situação opressora e como real ameaça à liberdade de expressão e à própria vida. O senso comum apregoa que o medo seria fundamental para a sobrevivência, já que é um indicador de possíveis perigos. Em se tratado de violência, há que se insurgir contra, desconstruindo qualquer noção de legalidade ou legitimidade impostas por autoridades políticas "defensoras" do funcionamento adequado de diversos segmentos na máquina estatal. Objetivando enfatizar a maneira pela qual o autor mimetiza os percalços do combate que o protagonista enfrenta ao sentir-se imolado por uma lembrança dolorosa dos atos de barbárie impetrados pelo regime político de exceção que desestruturou sua família, recorremos ao pensamento de Bauman (2012), Arendt (2014) e Zizek (2014) para endossar a proposta do autor em atrelar a narrativa às grandes questões éticas, em uma associação que nos permite inquietações e reflexões, levando-nos ao reconhecimento de que o propósito da criação literária ultrapassa a mera fruição estética e a complacência passiva para construir-se como matéria de denúncia e protesto.

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