Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

PROVINHA BRASIL E PROVA ANA: REFLEXÕES A PARTIR DA GARANTIA DE QUALIDADE DE EDUCAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: INDICADORES DE QUALIDADE, AVALIAÇÕES EXTERNAS, EDUCAÇÃO BÁSICA Comunicação Oral (CO) POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO DOCENTE
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Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

O presente artigo surge de inúmeros debates e discussões sobre os indicadores de qualidade que regem a educação do nosso país, bem como das políticas públicas e conferências mundiais que visam agarantia de uma educação de qualidade para todos. No âmbito destas discussões, oportunizadas primeiramente, durante as aulas da Pedagogia Licenciatura Plena (diurno) e posteriormente do Curso de Especialização em Gestão Educacional. Buscamos por meio desse artigo apresentar um panorâma geral, como também uma reflexão crítica de duas principais avaliações externas para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, são elas: Provinha Brasil e Prova ANA (Avaliação Nacional de Alfabetização), até aonde orientam e garantem a tão conclamada qualidade educacional. Para isso, foi realizada uma pesquisa virtual nos sites do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) em contraposição com autores como: Teixeira (1987), Rodrigues (2007) e Sacristán (2011) que oferecem a fundamentação teórica necessária para este estudo, bem como, aproximações com as nossas experiências escolares nas Escolas de Educação Básica. Esta pesquisa foi proposta durante a disciplina de Avaliação Institucional (ADE 735) do curso de especialização em Gestão Educacional (UFSM). Com este estudo conclui-se que tais avaliações, da maneira como vêm sendo aplicadas, por si só, não garantem a qualidade de ensino, pois não consideram os contextos intra e extraescolares em suas provas, principalmente as diferentes realidades e especificidades de cada escola e região, dando destaque meramente aos conteúdos.

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