O processo de escrita de abstracts em textos acadêmicos de conclusão de curso como monografias, dissertações e teses exige conhecimentos linguístico-textuais específicos e constitui-se em um grande desafio aos universitários brasileiros. A presente pesquisa tem por objetivo geral analisar o processo de escrita de abstracts em Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) da área de linguagens, em nível de pós-graduação, investigando quais e como são as práticas ocorridas na universidade para a elaboração do referido gênero. Para tanto, realizamos uma investigação exploratória, quali-quantitativa, baseada nos pressupostos teórico-metodológicos do Letramento acadêmico, do Sociointeracionismo, da Linguística Aplicada e de Comunidades Linguísticas. Apoiamo-nos em Habibie (2016), Swales (1990), Vygotsky (2000), Moita Lopes (2000), Becker (2015). Os resultados apontam que os pós-graduandos apresentam dificuldades na produção de abstracts, quanto ao conteúdo e à forma, decorrentes de baixo nível de conhecimento em língua inglesa pelos estudantes brasileiros, que para atenderem às exigências, recorrem a terceiros, voluntários ou remunerados, para realizarem a atividade e/ou a aplicativos de tradução on-line, geralmente gratuitos. Tais resultados revelam um baixo contato reflexivo dos discentes e pesquisadores com o gênero abstract, pouco desenvolvimento da capacidade de síntese e dificuldades de compreensão da sua função e da sua estrutura na comunicação científica.