O uso das tecnologias modifica comportamentos trazendo mudanças estruturais no texto. Este estudo apresenta as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) suas relações com os multiletramentos e a interface com a linguagem de programação Python na formação de professores. A ancoragem teórica está situada na tríade Linguística Computacional com as áreas da Computação e Inteligência Artificial, chamada nesse contexto de Processamento de Linguagem Natural (PLN) que têm o computador, (FERREIRA e LOPES, 2019) e a Internet como instrumentos principais e utilizam recursos de tecnologia para o processamento de informações, incluindo softwares, hardwares como uma forma específica de organizar sua sintaxe. O objetivo é mostrar como acontece a interface entre a (TDIC), os multiletramentos na construção da linguagem de programação Python por meio do parser sintático. Os multiletramentos, conforme (ROJO, 2013) é uma perspectiva de letramento que considera a multiplicidade de linguagens aqui, a da linguagem Python. As TDIC com a inserção de recursos tecnológicos no espaço hipertextual da produção de texto sendo possível a escola se apropriar desses elementos no processo de ensino e aprendizagem incluindo a leitura e a escrita. A metodologia é constituída por conjunto de dados de escrita, cujas descrições são de natureza descritivas e métodos de inferência.