O presente artigo tem como objetivo geral discutir aspectos conceituais sobre a importância da música como instrumento facilitador da oralidade e escrita no ensino fundamental. A escolha justifica-se pela prática docente diária no ensino fundamental anos iniciais, no componente curricular de Língua Portuguesa, além da expectativa de contribuir para o âmbito acadêmico. O método de pesquisa empreendido segue natureza qualitativa, com pesquisa do tipo bibliográfica. Dentre as principais ideias, foi possível concluir que a oralidade é uma questão tão importante quanto a escrita na aquisição de linguagem, devendo ser trabalhada no processo de letramento. Isso capacitará a criança para que, além de ler e escrever, também consiga pronunciar as palavras corretamente, construindo a habilidade de oratória que contribuirá em diversas situações da vida. Nesse bojo, a música se apresenta como uma importante ferramenta pedagógica, com sólida possibilidade de contribuir para a aquisição da linguagem, de maneira geral e, da oralidade e escrita de forma específica. Agregando o elemento lúdico necessário à educação fundamental, pois se torna estimulante e atrativa aos alunos, sendo um recurso positivo na aquisição da linguagem.