PROGRAMA ESCOLA ABERTA: DESENVOLVENDO AÇÕES ENTRE A ESCOLA E A COMUNIDADE
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9172 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 114 "inscrito_id" => 401 "titulo" => "PROGRAMA ESCOLA ABERTA: DESENVOLVENDO AÇÕES ENTRE A ESCOLA E A COMUNIDADE" "resumo" => "Resumo: O presente busca refletir a respeito das ações e práticas do Programa Escola Aberta/Comunidade em escolas nas Escolas rede municipal de São João – Pernambuco. O mesmo tem como objetivo desenvolver atividades/oficinas de cunho pedagógico nas mais diversas áreas do conhecimento, buscando dessa forma estreitar laços entre a escola e a comunidade de forma participativa, ampliando o diálogo e a cooperação entre todos. Nessa perspectiva, visa à melhoria da qualidade da educação e ao fortalecimento da escola/comunidade por meio de aulas práticas, dinâmicas e educativas nos finais de semana, assim como contribuindo para a inclusão sociocultural contemplando as necessidades de todos os envolvidos, de forma igualitária. Vale mencionar que as atividades/oficinas desenvolvidas no espaço escolar refletem na formação do professor criativo, que possibilite ao seu alunado a introdução do novo-saber, uma vez que o ato criativo proporciona mudanças significativas no processo de ensino-aprendizagem de todos. Dessa maneira, as atividades desenvolvidas no espaço escolar tem caráter participativo entre todos os envolvidos por meio de aulas teóricas e práticas envolvendo danças culturais, capoeira, reciclagem, artesanatos, esportes, artes marciais, palestras sobre o uso de drogas entre outras áreas. Nessa visão, vale mencionar que o educador tem papel relevante nessa prática pedagógica, pois a utilização do lúdico desperta a atenção e o interesse dos alunos construindo assim uma forma mais significativa de aprendizado, possibilitando uma socialização relacionada ao cotidiano, contemplando experiências vivenciadas dentro e fora do ambiente escolar.Palavras-chaves: Escola Aberta, Alunos, atividades/oficinas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL; DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE CULTURAL." "palavra_chave" => "ESCOLA ABERTA, ALUNOS, ATIVIDADES/OFICINAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_17_10_2014_15_54_59_idinscrito_401_3e060c91929cd5ac8e805a7e99d9f48f.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRESO MENESES VIEIRA DA MOTA" "autor_nome_curto" => "CRESO MENESES" "autor_email" => "cresomeneses@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9172 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 114 "inscrito_id" => 401 "titulo" => "PROGRAMA ESCOLA ABERTA: DESENVOLVENDO AÇÕES ENTRE A ESCOLA E A COMUNIDADE" "resumo" => "Resumo: O presente busca refletir a respeito das ações e práticas do Programa Escola Aberta/Comunidade em escolas nas Escolas rede municipal de São João – Pernambuco. O mesmo tem como objetivo desenvolver atividades/oficinas de cunho pedagógico nas mais diversas áreas do conhecimento, buscando dessa forma estreitar laços entre a escola e a comunidade de forma participativa, ampliando o diálogo e a cooperação entre todos. Nessa perspectiva, visa à melhoria da qualidade da educação e ao fortalecimento da escola/comunidade por meio de aulas práticas, dinâmicas e educativas nos finais de semana, assim como contribuindo para a inclusão sociocultural contemplando as necessidades de todos os envolvidos, de forma igualitária. Vale mencionar que as atividades/oficinas desenvolvidas no espaço escolar refletem na formação do professor criativo, que possibilite ao seu alunado a introdução do novo-saber, uma vez que o ato criativo proporciona mudanças significativas no processo de ensino-aprendizagem de todos. Dessa maneira, as atividades desenvolvidas no espaço escolar tem caráter participativo entre todos os envolvidos por meio de aulas teóricas e práticas envolvendo danças culturais, capoeira, reciclagem, artesanatos, esportes, artes marciais, palestras sobre o uso de drogas entre outras áreas. Nessa visão, vale mencionar que o educador tem papel relevante nessa prática pedagógica, pois a utilização do lúdico desperta a atenção e o interesse dos alunos construindo assim uma forma mais significativa de aprendizado, possibilitando uma socialização relacionada ao cotidiano, contemplando experiências vivenciadas dentro e fora do ambiente escolar.Palavras-chaves: Escola Aberta, Alunos, atividades/oficinas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL; DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE CULTURAL." "palavra_chave" => "ESCOLA ABERTA, ALUNOS, ATIVIDADES/OFICINAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_17_10_2014_15_54_59_idinscrito_401_3e060c91929cd5ac8e805a7e99d9f48f.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRESO MENESES VIEIRA DA MOTA" "autor_nome_curto" => "CRESO MENESES" "autor_email" => "cresomeneses@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }