Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

PROGRAMA ESCOLA ABERTA: DESENVOLVENDO AÇÕES ENTRE A ESCOLA E A COMUNIDADE

Palavra-chaves: ESCOLA ABERTA, ALUNOS, ATIVIDADES/OFICINAS Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL; DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE CULTURAL.
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Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

Resumo: O presente busca refletir a respeito das ações e práticas do Programa Escola Aberta/Comunidade em escolas nas Escolas rede municipal de São João – Pernambuco. O mesmo tem como objetivo desenvolver atividades/oficinas de cunho pedagógico nas mais diversas áreas do conhecimento, buscando dessa forma estreitar laços entre a escola e a comunidade de forma participativa, ampliando o diálogo e a cooperação entre todos. Nessa perspectiva, visa à melhoria da qualidade da educação e ao fortalecimento da escola/comunidade por meio de aulas práticas, dinâmicas e educativas nos finais de semana, assim como contribuindo para a inclusão sociocultural contemplando as necessidades de todos os envolvidos, de forma igualitária. Vale mencionar que as atividades/oficinas desenvolvidas no espaço escolar refletem na formação do professor criativo, que possibilite ao seu alunado a introdução do novo-saber, uma vez que o ato criativo proporciona mudanças significativas no processo de ensino-aprendizagem de todos. Dessa maneira, as atividades desenvolvidas no espaço escolar tem caráter participativo entre todos os envolvidos por meio de aulas teóricas e práticas envolvendo danças culturais, capoeira, reciclagem, artesanatos, esportes, artes marciais, palestras sobre o uso de drogas entre outras áreas. Nessa visão, vale mencionar que o educador tem papel relevante nessa prática pedagógica, pois a utilização do lúdico desperta a atenção e o interesse dos alunos construindo assim uma forma mais significativa de aprendizado, possibilitando uma socialização relacionada ao cotidiano, contemplando experiências vivenciadas dentro e fora do ambiente escolar.Palavras-chaves: Escola Aberta, Alunos, atividades/oficinas.

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