Esta pesquisa tem por objetivo investigar o modo como aprendizes de inglês como língua estrangeira compreendem a relevância do processo de escrita recíproca em pares em meio remoto, inscrito em uma abordagem de gêneros. Utilizou-se tanto os estudos de Cohen (1986), Roscoe e Chi (2006), Hyland e Hyland (2006) para definirmos o conceito de escrita recíproca em pares, como também os estudos de Feez (1999), Zhang (2018), Nagao (2018) e Rashtchi et al. (2019) com a finalidade de inserir a escrita colaborativa nos estágios do ciclo de ensino-aprendizagem. Vinte e quatro alunos do segundo semestre do curso intermediário da Casa de Cultura Britânica (CCB), da Universidade Federal do Ceará (UFC), participaram desta pesquisa e desenvolveram a proposta de escrita com base no ciclo, cujo processo iniciou no reconhecimento do gênero proposto – contos – e findou na compilação do e-book intitulado The Empty. Como forma de conhecermos as percepções do alunado em relação ao processo de escrita, aplicou-se um questionário do Google Formulários, cujas perguntas dividiam-se em abertas e avaliativas. Os resultados revelaram que os aprendizes possuem uma postura positiva em relação ao processo de escrita recíproca em pares, à plataforma virtual empregada – o Google Drive – e à proposta de compilação do e-book e, além disso, julgaram o processo de escrita como uma atividade situada e contextualizada, que promove o desenvolvimento de conhecimentos linguísticos, criativos e sociais.