O presente projeto de dissertação de mestrado visa investigar as representações do gênero feminino na docência das professoras do Colégio Municipal Amaral Peixoto. Fundado em 23 de março de 1953 no Município de São Gonçalo, o colégio vem se dedicando ao Ensino Fundamental, jovens, adultos, crianças e desde 2006 atendendo também a alunos com necessidades educativas especiais. Com a pesquisa pretendemos entender como a docência, hegemonicamente desempenhada por mulheres vem sendo percebida e construída na instituição. Buscamos ainda perceber quais as implicações da atuação das professoras de apoio especializado nas representações da docência na instituição. A partir do levantamento e da análise das fontes documentais objetivamos por um lado, problematizar como as representações dos papeis femininos vieram se constituindo na instituição e, por outro, investigar as implicações do conceito de gênero no exercício da docência, sobretudo na função de professora de apoio. Na pesquisa adotaremos a abordagem qualitativa com a metodologia da pesquisa histórica com ênfase no mapeamento, seleção e análise de documentos. Como fontes primárias analisaremos livros de registros da supervisão, fichas cadastrais dos docentes, atas de resultados, censo escolar, fontes iconográficas e publicações sobre a instituição. Serão realizadas entrevistas semiestruturadas com professoras de referência e de apoio especializado da instituição. Como referencial bibliográfico trabalharemos com Louro (2012), Badinter (1985), Nóvoa (1999), Chartier (1990) e Ferreira (2003), entre outros.