FARIAS, Aline Carolina Ferreira. O processo de mediação na aprendizagem de línguas. Anais IV CONBRALE... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/91661>. Acesso em: 24/11/2024 18:18
O termo “mediação”, na aprendizagem, surge a partir das metodologias que colocam o professor como facilitador do conhecimento e o aluno responsável pela busca ativa das respostas e soluções aos problemas. Esse trabalho tem por objetivo principal reforçar a importância do processo de mediação em aprendizagem de Línguas Estrangeiras. Justifica-se porque ainda que se reforce a importância da mediação no processo de ensino aprendizagem, é, ainda, muito comum o uso da instrução direta por parte dos professores de língua. O principal referencial teórico se baseia em Feuerstein (2014), Coelho, Silva, Lopes (2018) e Micheletto (2020). A metodologia empregada é a qualitativa. A conclusão que se chega é que o processo de mediação é primordial para uma aprendizagem significativa, profunda e que transcenda a sala de aula.