Artigo CONEDU - Educação Especial

E-books

ISBN: 978-65-86901-86-3

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA EM UMA ESCOLA DA NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO CEARÁ

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 10 - Educação Especial
"2022-07-12 14:45:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 91599
    "edicao_id" => 251
    "trabalho_id" => 4671
    "inscrito_id" => 17627
    "titulo" => "A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA EM UMA ESCOLA DA NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO CEARÁ"
    "resumo" => "Buscamos no referido trabalho discorrer sobre aspectos relevantes do cotidiano escolar no que tange às reflexões sobre as condições atuais das escolas públicas estaduais de Mauriti-CE-Brasil frente ao desafio da inclusão, principalmente no que concerne à formação dos professores para este fim. Esta pesquisa teve sua importância em virtude de a necessidade de cada educador saber lidar com as diferenças encontradas no meio educativo e dessa forma, cumprindo o seu papel de educar e auxiliar na busca pela inclusão. Compreendemos também que a falta de conhecimento e de formação adequada, muitas vezes, advém de um sistema educacional centrado no excesso de informação e na falta de formação e estrutura física e humana para promover uma educação pautada nos valores da inclusão. Essa pesquisa teve como método de pesquisa o Hipotético-dedutivo, onde buscamos descrever através das escolas a realidade educacional. Escolhemos como estratégia de pesquisa tanto a quantitativa como a qualitativa, ou seja, fizemos a pesquisa bibliográfica, onde procuramos entender o que ocorre como o sistema educacional e, depois da pesquisa bibliográfica feita, foi realizada a pesquisa de campo de caráter quantitativo. Após isso foram tabulados os dados e construídos o texto final. Ao terminar a escrita do trabalho, concluímos que o maior desafio que se apresenta atualmente é transpor cada um dos inúmeros obstáculos para se ter uma educação inclusiva verdadeiramente é necessário formação humana primeiramente e capacitação para todos os profissionais, assim como a destinação dos recursos necessários para subsidiar a educação inclusiva, pois não podemos depositar na escola a função de filantropia, e sim ver na mesma uma propulsora de mudanças individuais e coletivas para assegurar ao educando lugar nesta sociedade e restituição do que é pago através dos impostos em serviços de qualidade para que retorne ao cidadão o que é seu de fato e de direito."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID17627_TB4671_09102022205450.pdf"
    "created_at" => "2022-12-12 11:42:17"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RUI VICENTE FEITOZA MUNIZ"
    "autor_nome_curto" => "RUI"
    "autor_email" => "rui_mauriti@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "educacao-especial"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Especial"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT10"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63d7bf6f8177a_30012023100031.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:45:31"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 91599
    "edicao_id" => 251
    "trabalho_id" => 4671
    "inscrito_id" => 17627
    "titulo" => "A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA EM UMA ESCOLA DA NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO CEARÁ"
    "resumo" => "Buscamos no referido trabalho discorrer sobre aspectos relevantes do cotidiano escolar no que tange às reflexões sobre as condições atuais das escolas públicas estaduais de Mauriti-CE-Brasil frente ao desafio da inclusão, principalmente no que concerne à formação dos professores para este fim. Esta pesquisa teve sua importância em virtude de a necessidade de cada educador saber lidar com as diferenças encontradas no meio educativo e dessa forma, cumprindo o seu papel de educar e auxiliar na busca pela inclusão. Compreendemos também que a falta de conhecimento e de formação adequada, muitas vezes, advém de um sistema educacional centrado no excesso de informação e na falta de formação e estrutura física e humana para promover uma educação pautada nos valores da inclusão. Essa pesquisa teve como método de pesquisa o Hipotético-dedutivo, onde buscamos descrever através das escolas a realidade educacional. Escolhemos como estratégia de pesquisa tanto a quantitativa como a qualitativa, ou seja, fizemos a pesquisa bibliográfica, onde procuramos entender o que ocorre como o sistema educacional e, depois da pesquisa bibliográfica feita, foi realizada a pesquisa de campo de caráter quantitativo. Após isso foram tabulados os dados e construídos o texto final. Ao terminar a escrita do trabalho, concluímos que o maior desafio que se apresenta atualmente é transpor cada um dos inúmeros obstáculos para se ter uma educação inclusiva verdadeiramente é necessário formação humana primeiramente e capacitação para todos os profissionais, assim como a destinação dos recursos necessários para subsidiar a educação inclusiva, pois não podemos depositar na escola a função de filantropia, e sim ver na mesma uma propulsora de mudanças individuais e coletivas para assegurar ao educando lugar nesta sociedade e restituição do que é pago através dos impostos em serviços de qualidade para que retorne ao cidadão o que é seu de fato e de direito."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID17627_TB4671_09102022205450.pdf"
    "created_at" => "2022-12-12 11:42:17"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RUI VICENTE FEITOZA MUNIZ"
    "autor_nome_curto" => "RUI"
    "autor_email" => "rui_mauriti@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "educacao-especial"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Especial"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT10"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63d7bf6f8177a_30012023100031.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:45:31"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 251
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "educacao-especial"
        "nome" => "CONEDU - Educação Especial"
        "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
          Letras, 2019.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT10"
        "logo" => null
        "capa" => "63d7bf6f8177a_30012023100031.jpg"
        "timbrado" => "62cdb33b28cff_12072022144531.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-10-13"
        "final_evento" => "2022-10-15"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-07-12 14:45:31"
        "updated_at" => "2023-02-01 10:58:12"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 251
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "educacao-especial"
        "nome" => "CONEDU - Educação Especial"
        "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
          Letras, 2019.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT10"
        "logo" => null
        "capa" => "63d7bf6f8177a_30012023100031.jpg"
        "timbrado" => "62cdb33b28cff_12072022144531.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-10-13"
        "final_evento" => "2022-10-15"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-07-12 14:45:31"
        "updated_at" => "2023-02-01 10:58:12"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 145
                "edicao_id" => 251
                "codigo" => "978-65-86901-86-3"
                "capa" => "63d7bf6f84064_30012023100031.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Educação Especial"
                "prefacio" => """
                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  EZER WELLINGTON GOMES LIMA
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  AILTON BARCELOS DA COSTA (UFSCAR)<br />\r\n
                  ANDREZZA BELOTA LOES MACHADO (UEA)<br />\r\n
                  ANDRIALEX WILLIAM DA SILVA (UFRN)<br />\r\n
                  ANTONIO MICHEL DE JESUS DE OLIVEIRA MIRANDA (UNICAP)<br />\r\n
                  AURELIANA DA SILVA TAVARES (UFPB)<br />\r\n
                  AZIEL ALVES DE ARRUDA &nbsp;<br />\r\n
                  CAMILA SONCINI NOGUEIRA (UFR)<br />\r\n
                  ED&Ecirc;LMA TARGINO (UNIFIP)<br />\r\n
                  EDINEI MESSIAS ALECRIM CENTRO UNIVERSITARIO - UNIFAEL, UNIVERSIDAD INTERAMERICANA<br />\r\n
                  ELAINE REIS LAUREANO (UFPB)<br />\r\n
                  ELAYNE CRISTINA ROCHA DIAS (UFMG)<br />\r\n
                  GISLENE DE ARA&Uacute;JO ALVES (IFRN)<br />\r\n
                  &Iacute;TALO SOARES DA SILVA (UERN)<br />\r\n
                  JAMMERSON YURI DA SILVA (UFRN)<br />\r\n
                  JOAB (UEA)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; ALVES DE OLIVEIRA NETO (IFCE)<br />\r\n
                  LOIDE LEITE ARAG&Atilde;O PINTO &nbsp;<br />\r\n
                  LUCIANA LENIRA DE SOUZA (USFX)<br />\r\n
                  LUIS CARLOS DOS SANTOS (CRAS - Aguimar Mendon&ccedil;a)<br />\r\n
                  MAGALI IN&Ecirc;S PESSINI (IFSC)<br />\r\n
                  MARIA APARECIDA DANTAS BEZERRA (UNISC)<br />\r\n
                  MIRTES RIBEIRO DE LIRA &nbsp;<br />\r\n
                  MOLISE DE BEM MAGNABOSCO (UNESP)<br />\r\n
                  MONICA DIAS DE ARA&Uacute;JO (UEA)<br />\r\n
                  NYSHERDSON FERNANDES DE BARROS (FPB)<br />\r\n
                  PATR&Iacute;CIA BERNARDI ROCKENBACH (UFR)<br />\r\n
                  PATR&Iacute;CIA MARA DOS SANTOS MACHADO &nbsp;<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  PRISCILLA RAMOS FIGUEIREDO CUNHA (SECRETARIA MUNICIPAL DE ITABORA&Iacute;)<br />\r\n
                  RA&Iacute;SSA MATOS FERREIRA (UFAL)<br />\r\n
                  ROBERTA DE SOUSA M&Eacute;LO (UNIVASF)<br />\r\n
                  SAMUEL VINENTE DA SILVA JUNIOR (IFSP)<br />\r\n
                  SORAIA SILVA PRIETCH (UFR)<br />\r\n
                  VANESSA DA SILVA BALBINO (UFRJ/UFF)<br />\r\n
                  VILMA APARECIDA BIANCHI (UNESP)<br />\r\n
                  WESLEY PEREIRA DA SILVA (SEDUC-DF)
                  """
                "ficha_catalografica" => "63ef78cecb35d_17022023095334.pdf"
                "arquivo" => "17022023095258-CONEDU---EDUCACAO-ESPECIAL.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-07-12 14:45:31"
                "updated_at" => "2023-02-17 09:53:34"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 145
                "edicao_id" => 251
                "codigo" => "978-65-86901-86-3"
                "capa" => "63d7bf6f84064_30012023100031.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Educação Especial"
                "prefacio" => """
                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  EZER WELLINGTON GOMES LIMA
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  AILTON BARCELOS DA COSTA (UFSCAR)<br />\r\n
                  ANDREZZA BELOTA LOES MACHADO (UEA)<br />\r\n
                  ANDRIALEX WILLIAM DA SILVA (UFRN)<br />\r\n
                  ANTONIO MICHEL DE JESUS DE OLIVEIRA MIRANDA (UNICAP)<br />\r\n
                  AURELIANA DA SILVA TAVARES (UFPB)<br />\r\n
                  AZIEL ALVES DE ARRUDA &nbsp;<br />\r\n
                  CAMILA SONCINI NOGUEIRA (UFR)<br />\r\n
                  ED&Ecirc;LMA TARGINO (UNIFIP)<br />\r\n
                  EDINEI MESSIAS ALECRIM CENTRO UNIVERSITARIO - UNIFAEL, UNIVERSIDAD INTERAMERICANA<br />\r\n
                  ELAINE REIS LAUREANO (UFPB)<br />\r\n
                  ELAYNE CRISTINA ROCHA DIAS (UFMG)<br />\r\n
                  GISLENE DE ARA&Uacute;JO ALVES (IFRN)<br />\r\n
                  &Iacute;TALO SOARES DA SILVA (UERN)<br />\r\n
                  JAMMERSON YURI DA SILVA (UFRN)<br />\r\n
                  JOAB (UEA)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; ALVES DE OLIVEIRA NETO (IFCE)<br />\r\n
                  LOIDE LEITE ARAG&Atilde;O PINTO &nbsp;<br />\r\n
                  LUCIANA LENIRA DE SOUZA (USFX)<br />\r\n
                  LUIS CARLOS DOS SANTOS (CRAS - Aguimar Mendon&ccedil;a)<br />\r\n
                  MAGALI IN&Ecirc;S PESSINI (IFSC)<br />\r\n
                  MARIA APARECIDA DANTAS BEZERRA (UNISC)<br />\r\n
                  MIRTES RIBEIRO DE LIRA &nbsp;<br />\r\n
                  MOLISE DE BEM MAGNABOSCO (UNESP)<br />\r\n
                  MONICA DIAS DE ARA&Uacute;JO (UEA)<br />\r\n
                  NYSHERDSON FERNANDES DE BARROS (FPB)<br />\r\n
                  PATR&Iacute;CIA BERNARDI ROCKENBACH (UFR)<br />\r\n
                  PATR&Iacute;CIA MARA DOS SANTOS MACHADO &nbsp;<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  PRISCILLA RAMOS FIGUEIREDO CUNHA (SECRETARIA MUNICIPAL DE ITABORA&Iacute;)<br />\r\n
                  RA&Iacute;SSA MATOS FERREIRA (UFAL)<br />\r\n
                  ROBERTA DE SOUSA M&Eacute;LO (UNIVASF)<br />\r\n
                  SAMUEL VINENTE DA SILVA JUNIOR (IFSP)<br />\r\n
                  SORAIA SILVA PRIETCH (UFR)<br />\r\n
                  VANESSA DA SILVA BALBINO (UFRJ/UFF)<br />\r\n
                  VILMA APARECIDA BIANCHI (UNESP)<br />\r\n
                  WESLEY PEREIRA DA SILVA (SEDUC-DF)
                  """
                "ficha_catalografica" => "63ef78cecb35d_17022023095334.pdf"
                "arquivo" => "17022023095258-CONEDU---EDUCACAO-ESPECIAL.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-07-12 14:45:31"
                "updated_at" => "2023-02-17 09:53:34"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de julho de 2022

Resumo

Buscamos no referido trabalho discorrer sobre aspectos relevantes do cotidiano escolar no que tange às reflexões sobre as condições atuais das escolas públicas estaduais de Mauriti-CE-Brasil frente ao desafio da inclusão, principalmente no que concerne à formação dos professores para este fim. Esta pesquisa teve sua importância em virtude de a necessidade de cada educador saber lidar com as diferenças encontradas no meio educativo e dessa forma, cumprindo o seu papel de educar e auxiliar na busca pela inclusão. Compreendemos também que a falta de conhecimento e de formação adequada, muitas vezes, advém de um sistema educacional centrado no excesso de informação e na falta de formação e estrutura física e humana para promover uma educação pautada nos valores da inclusão. Essa pesquisa teve como método de pesquisa o Hipotético-dedutivo, onde buscamos descrever através das escolas a realidade educacional. Escolhemos como estratégia de pesquisa tanto a quantitativa como a qualitativa, ou seja, fizemos a pesquisa bibliográfica, onde procuramos entender o que ocorre como o sistema educacional e, depois da pesquisa bibliográfica feita, foi realizada a pesquisa de campo de caráter quantitativo. Após isso foram tabulados os dados e construídos o texto final. Ao terminar a escrita do trabalho, concluímos que o maior desafio que se apresenta atualmente é transpor cada um dos inúmeros obstáculos para se ter uma educação inclusiva verdadeiramente é necessário formação humana primeiramente e capacitação para todos os profissionais, assim como a destinação dos recursos necessários para subsidiar a educação inclusiva, pois não podemos depositar na escola a função de filantropia, e sim ver na mesma uma propulsora de mudanças individuais e coletivas para assegurar ao educando lugar nesta sociedade e restituição do que é pago através dos impostos em serviços de qualidade para que retorne ao cidadão o que é seu de fato e de direito.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.