Buscamos no referido trabalho discorrer sobre aspectos relevantes do cotidiano escolar no que tange às reflexões sobre as condições atuais das escolas públicas estaduais de Mauriti-CE-Brasil frente ao desafio da inclusão, principalmente no que concerne à formação dos professores para este fim. Esta pesquisa teve sua importância em virtude de a necessidade de cada educador saber lidar com as diferenças encontradas no meio educativo e dessa forma, cumprindo o seu papel de educar e auxiliar na busca pela inclusão. Compreendemos também que a falta de conhecimento e de formação adequada, muitas vezes, advém de um sistema educacional centrado no excesso de informação e na falta de formação e estrutura física e humana para promover uma educação pautada nos valores da inclusão. Essa pesquisa teve como método de pesquisa o Hipotético-dedutivo, onde buscamos descrever através das escolas a realidade educacional. Escolhemos como estratégia de pesquisa tanto a quantitativa como a qualitativa, ou seja, fizemos a pesquisa bibliográfica, onde procuramos entender o que ocorre como o sistema educacional e, depois da pesquisa bibliográfica feita, foi realizada a pesquisa de campo de caráter quantitativo. Após isso foram tabulados os dados e construídos o texto final. Ao terminar a escrita do trabalho, concluímos que o maior desafio que se apresenta atualmente é transpor cada um dos inúmeros obstáculos para se ter uma educação inclusiva verdadeiramente é necessário formação humana primeiramente e capacitação para todos os profissionais, assim como a destinação dos recursos necessários para subsidiar a educação inclusiva, pois não podemos depositar na escola a função de filantropia, e sim ver na mesma uma propulsora de mudanças individuais e coletivas para assegurar ao educando lugar nesta sociedade e restituição do que é pago através dos impostos em serviços de qualidade para que retorne ao cidadão o que é seu de fato e de direito.