Na perspectiva de práticas docentes voltadas para as necessidades e diferenças individuais dos alunos no processo de ensino-aprendizagem, este estudo teve como objetivo geral analisar as adaptações curriculares direcionadas aos alunos com deficiência intelectual na rede pública de São Luís. Caracterizou-se como uma pesquisa exploratória, descritiva e de campo, de abordagem qualitativa com base em elementos do método dialético. Os participantes foram 14 professoras de duas Unidades de Educação Básica da rede pública municipal ludovicense, do sexo feminino, média de idade de 45,3 e com formação predominante em Pedagogia. As professoras realizavam ações pedagógicas com a proposição de avaliar os níveis de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual e estruturavam o planejamento educativo, a partir de atividades pedagógicas individualizadas e diferenciadas com utilização recorrente de adaptações curriculares de pequeno porte direcionadas a este público. Os resultados apontaram para um engajamento por parte das professoras em desenvolver práticas docentes com adaptações curriculares, considerando o nível de desenvolvimento dos alunos, pois concebiam a inclusão como um direito de todos e de grande relevância para ampliação dos saberes dos alunos com deficiência intelectual. Concluiu-se que houve um engajamento e empenho das professoras acerca da construção de práticas pedagógicas a partir das adaptações curriculares, estas com objetivos para o processo de acesso, permanência e aprendizagens deste público nas escolas da rede municipal de São Luís.