Artigo CONEDU - Educação Especial

E-books

ISBN: 978-65-86901-86-3

ADAPTAÇÕES CURRICULARES: AÇÕES DOCENTES DIRECIONADAS AOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL DO ENSINO FUNDAMENTAL PÚBLICO LUDOVICENSE

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          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
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                  ANTONIO MICHEL DE JESUS DE OLIVEIRA MIRANDA (UNICAP)<br />\r\n
                  AURELIANA DA SILVA TAVARES (UFPB)<br />\r\n
                  AZIEL ALVES DE ARRUDA &nbsp;<br />\r\n
                  CAMILA SONCINI NOGUEIRA (UFR)<br />\r\n
                  ED&Ecirc;LMA TARGINO (UNIFIP)<br />\r\n
                  EDINEI MESSIAS ALECRIM CENTRO UNIVERSITARIO - UNIFAEL, UNIVERSIDAD INTERAMERICANA<br />\r\n
                  ELAINE REIS LAUREANO (UFPB)<br />\r\n
                  ELAYNE CRISTINA ROCHA DIAS (UFMG)<br />\r\n
                  GISLENE DE ARA&Uacute;JO ALVES (IFRN)<br />\r\n
                  &Iacute;TALO SOARES DA SILVA (UERN)<br />\r\n
                  JAMMERSON YURI DA SILVA (UFRN)<br />\r\n
                  JOAB (UEA)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; ALVES DE OLIVEIRA NETO (IFCE)<br />\r\n
                  LOIDE LEITE ARAG&Atilde;O PINTO &nbsp;<br />\r\n
                  LUCIANA LENIRA DE SOUZA (USFX)<br />\r\n
                  LUIS CARLOS DOS SANTOS (CRAS - Aguimar Mendon&ccedil;a)<br />\r\n
                  MAGALI IN&Ecirc;S PESSINI (IFSC)<br />\r\n
                  MARIA APARECIDA DANTAS BEZERRA (UNISC)<br />\r\n
                  MIRTES RIBEIRO DE LIRA &nbsp;<br />\r\n
                  MOLISE DE BEM MAGNABOSCO (UNESP)<br />\r\n
                  MONICA DIAS DE ARA&Uacute;JO (UEA)<br />\r\n
                  NYSHERDSON FERNANDES DE BARROS (FPB)<br />\r\n
                  PATR&Iacute;CIA BERNARDI ROCKENBACH (UFR)<br />\r\n
                  PATR&Iacute;CIA MARA DOS SANTOS MACHADO &nbsp;<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  PRISCILLA RAMOS FIGUEIREDO CUNHA (SECRETARIA MUNICIPAL DE ITABORA&Iacute;)<br />\r\n
                  RA&Iacute;SSA MATOS FERREIRA (UFAL)<br />\r\n
                  ROBERTA DE SOUSA M&Eacute;LO (UNIVASF)<br />\r\n
                  SAMUEL VINENTE DA SILVA JUNIOR (IFSP)<br />\r\n
                  SORAIA SILVA PRIETCH (UFR)<br />\r\n
                  VANESSA DA SILVA BALBINO (UFRJ/UFF)<br />\r\n
                  VILMA APARECIDA BIANCHI (UNESP)<br />\r\n
                  WESLEY PEREIRA DA SILVA (SEDUC-DF)
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                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
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                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
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                  AILTON BARCELOS DA COSTA (UFSCAR)<br />\r\n
                  ANDREZZA BELOTA LOES MACHADO (UEA)<br />\r\n
                  ANDRIALEX WILLIAM DA SILVA (UFRN)<br />\r\n
                  ANTONIO MICHEL DE JESUS DE OLIVEIRA MIRANDA (UNICAP)<br />\r\n
                  AURELIANA DA SILVA TAVARES (UFPB)<br />\r\n
                  AZIEL ALVES DE ARRUDA &nbsp;<br />\r\n
                  CAMILA SONCINI NOGUEIRA (UFR)<br />\r\n
                  ED&Ecirc;LMA TARGINO (UNIFIP)<br />\r\n
                  EDINEI MESSIAS ALECRIM CENTRO UNIVERSITARIO - UNIFAEL, UNIVERSIDAD INTERAMERICANA<br />\r\n
                  ELAINE REIS LAUREANO (UFPB)<br />\r\n
                  ELAYNE CRISTINA ROCHA DIAS (UFMG)<br />\r\n
                  GISLENE DE ARA&Uacute;JO ALVES (IFRN)<br />\r\n
                  &Iacute;TALO SOARES DA SILVA (UERN)<br />\r\n
                  JAMMERSON YURI DA SILVA (UFRN)<br />\r\n
                  JOAB (UEA)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; ALVES DE OLIVEIRA NETO (IFCE)<br />\r\n
                  LOIDE LEITE ARAG&Atilde;O PINTO &nbsp;<br />\r\n
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                  LUIS CARLOS DOS SANTOS (CRAS - Aguimar Mendon&ccedil;a)<br />\r\n
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                  PATR&Iacute;CIA BERNARDI ROCKENBACH (UFR)<br />\r\n
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Publicado em 12 de julho de 2022

Resumo

Na perspectiva de práticas docentes voltadas para as necessidades e diferenças individuais dos alunos no processo de ensino-aprendizagem, este estudo teve como objetivo geral analisar as adaptações curriculares direcionadas aos alunos com deficiência intelectual na rede pública de São Luís. Caracterizou-se como uma pesquisa exploratória, descritiva e de campo, de abordagem qualitativa com base em elementos do método dialético. Os participantes foram 14 professoras de duas Unidades de Educação Básica da rede pública municipal ludovicense, do sexo feminino, média de idade de 45,3 e com formação predominante em Pedagogia. As professoras realizavam ações pedagógicas com a proposição de avaliar os níveis de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual e estruturavam o planejamento educativo, a partir de atividades pedagógicas individualizadas e diferenciadas com utilização recorrente de adaptações curriculares de pequeno porte direcionadas a este público. Os resultados apontaram para um engajamento por parte das professoras em desenvolver práticas docentes com adaptações curriculares, considerando o nível de desenvolvimento dos alunos, pois concebiam a inclusão como um direito de todos e de grande relevância para ampliação dos saberes dos alunos com deficiência intelectual. Concluiu-se que houve um engajamento e empenho das professoras acerca da construção de práticas pedagógicas a partir das adaptações curriculares, estas com objetivos para o processo de acesso, permanência e aprendizagens deste público nas escolas da rede municipal de São Luís.

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