Os desafios à aprendizagem da disciplina de matemática por pessoas com Deficiência Visual (DV) podem provocar o atraso na compreensão de seu conteúdo, o tornando especialmente difícil. Os conteúdos matemáticos de álgebra, como aritmética, frações e equações, são identificados como um dos principais problemas de aprendizagem para os alunos com DV. Diante deste contexto, este estudo teve por objetivo discutir as possibilidades e desafios da acessibilidade de crianças com cegueira na aula de matemática. Para tanto, adotou-se uma pesquisa descritivo-exploratória efetuada por meio da seleção e análise de capítulos de livro com tema relacionado a matemática e DV, produzidos pelo Laboratório de Análise do Comportamento e Educação Especial (LACEDE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), de 2021 a 2022. Foram identificados cinco trabalhos, os quais foram lidos e descritos visando realizar aproximações entre os resultados e as dimensões de acessibilidade. De maneira geral, a formação docente aparece como uma das principais barreiras, uma vez que a utilização de Tecnologia Assistiva (TA) e outras estratégias didáticas dependem do repertório docente. Entretanto, ainda foi possível compreender que a combinação de recursos digitais, concretos e mediação do professor, selecionada de acordo com o conteúdo, indica ser uma alternativa eficiente para garantir o acesso do aluno com DV ao currículo.