O presente artigo discute as políticas educacionais que envolvem o binômio educação e inclusão escolar, por meio de reflexões acerca de diretrizes e ações para inclusão de alunos com necessidades especiais. Considera importante desenvolver as análises iniciais sobre a política de educação especial no país e compreender minimamente sua complexidade e a emergência da educação inclusiva como um direito humano, relacionando com a formação docente necessária. Problematiza alguns aspectos históricos e conceituais sobre educação inclusiva e sua relação com a educação especial através das transformações fundamentais para a prática da Educação Inclusiva; existência da relação entre Educação Inclusiva e formação docente; função da escola perante a Educação Inclusiva e o papel do professor frente ao desafio de incluir, para que se possa melhor compreender o contexto no qual estão inseridas. Os caminhos investigativos adotados neste estudo têm seus fundamentos consolidados na natureza qualitativa. o trabalho compreendeu estudos documentais e bibliográficos, numa proposta exploratória através de leituras fundamentadas em diferentes livros, artigos e documentos oficiais que abordam sobre a inclusão escolar. Para a construção metodológica utiliza, fontes primárias e fontes secundárias, sendo realizados em três etapas: levantamento documental e bibliográfico; sistematização, tratamento e análise dos dados e apresentação dos dados. Quanto à documentação, foram selecionados documentos político-normativos que tratam da Educação Especial e Inclusiva no cenário brasileiro. O estudo destaca como resultado que a Educação Inclusiva demanda adaptações no ambiente educacional, desde uma postura acolhedora da escola em relação aos alunos com necessidades especiais até aperfeiçoamentos metodológicos na prática pedagógica. Por fim, entende o direito humano à educação inclusiva como manifestação de uma luta permanente para que alunos com necessidades especiais possam interagir e participar das atividades desenvolvidas em sala de aula e demais espaços escolares, assim como aprender, a partir de suas potencialidades e limitações, os conhecimentos historicamente produzidos.