A temática das altas habilidades / superdotação (AH/SD) está presente no nosso dia a dia, mas, infelizmente, possivelmente pouco se tem falado a respeito nos ambientes escolares, sobretudo com foco, por exemplo, em desenvolver estratégias – das mais simples como ficar atento aos alunos – para identificar àqueles que apresentem tais características, bem como criar espaços que sejam voltados para atender, de forma satisfatória, esse público, inclusive com o foco de potencializar as habilidades apresentadas. Nesse sentido, este artigo tem por objetivo identificar e analisar as produções científicas sobre essa temática, tendo como base de dados os anais das edições anteriores do Congresso Nacional de Educação (CONEDU), bem como dos e-books produzidos por meio do evento. O estudo se caracteriza como exploratório, sendo realizado considerando uma abordagem qualitativa e descritiva. Assim, pretende-se, como resultados do estudo, identificar, na base de dados considerada, se tem sido produzido algo acerca da temática e, havendo produções, o que vem sendo discutido, ou seja, quais vieses de diálogos têm sido levados em conta para tratar do assunto em questão. Ademais, pretende-se trazer reflexões sobre os vieses identificados acerca do tema, buscando contribuir com o debate, inclusive, pontuando a necessidade de, ao que tudo indica, promover discussões e desenvolver estudos sobre as altas habilidades / superdotação (AH/SD).