O presente estudo aborda aspectos que envolvem a Educação Inclusiva mais especificamente o trabalho com aluno autista. Busca evidenciar o potencial das Tecnologias Assistivas, e sua contribuição no processo de ensino e aprendizagem de alunos autistas matriculados em duas escolas dos anos iniciais do Ensino Fundamental de Boa Vista RR. O estudo possui como problemática a seguinte questão norteadora: Como a Tecnologia Assistiva auxilia no desempenho do ensino e aprendizagem de alunos autistas no Ensino Fundamental dos anos finais de duas escolas de Boa Vista RR? E para responder a situação, tem como objetivo geral: demonstrar o potencial da Tecnologia Assistiva para o ensino e aprendizagem de alunos autistas. Nesse foco, a temática justifica-se, pela necessidade de apropriação de conhecimentos e de maiores esclarecimentos aos professores a respeito dos alunos autistas, que muitas vezes não são assistidos como deveriam, por falta de formação acadêmica ou até mesmo de estrutura física e pedagógica das escolas. Os pressupostos teóricos se fundamentam na vertente da importância de se levar em consideração vivência social, características em comum, o padrão e a extensão das dificuldades do aluno autista, tendo como base as ferramentas das Tecnologias Assistivas e autores como: Bez et.al., (2013); Santana (2005); Tunes (2010), etc. O encaminhamento utilizado na pesquisa é de natureza qualitativa, por meio de pesquisas bibliográficas, documentais e de campo. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário elaborado com 10 (dez) perguntas diretas. Em suma, constatou-se que a aprendizagem de um aluno autista é determinada pelas ferramentas metodológicas utilizadas e pelo modo como esse processo de ensino e aprendizagem é conduzido por todo o contexto escolar. Assim, ensinar ao estilo de aprendizagem por meio das Tecnologias Assistivas ao aluno autista pode trazer um impacto sobre o mesmo, podendo atender e processar a informação que são apresentadas.