O presente trabalho apresenta questionamentos e reflexões sobre a temática da Educação Especial no Ensino Superior, com o foco na formação do pedagogo com deficiência, no caso a Deficiência Visual (DV) e a baixa visão. O objetivo geral é atribuir maior importância de analisar o apoio oferecido no percurso da formação do referido aluno para que ele tenha uma formação plena e seus direitos das cotas assegurados pelas leis. A pesquisa se enquadra em um estudo de caso, trata-se de uma pesquisa exploratória e documental. Os autores selecionados para teorizar essa pesquisa foram: Sassaki (1997) Gomes (2001), Sá, et al.(2007), Azevedo (2012), Souza (2019), Costa (2020) entre outros. Metodologicamente a pesquisa vai tecer algumas considerações sobre os conceitos de igualdade na doutrina jurídica e sua aproximação com a dignidade da pessoa humana, utilizando para tanto a pesquisa bibliográfica sob a orientação dos estudos do Gil (2012) e artigos científicos sobre o tema supracitado. Sendo assim, verifica-se que o incentivo da instituição é importante para a promoção da acessibilidade e para o uso das novas tecnologias, bem como o suporte da equipe de apoio e dos professores envolvidos na formação do mesmo. Portanto, destaca-se também a ação afirmativa como objetivo de eliminar desigualdades historicamente acumuladas, para garantir a igualdade de oportunidades e compensar perdas acometidas por meio de discriminação, estigmas ao longo do tempo.