A educação profissional nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) prevê uma formação integral dos sujeitos, pautada nos princípios da politecnia e omnilateralidade, o que justifica a reflexão sobre os aspectos de saúde que devem envolver o processo formativo do estudante. Os IFs oferecem serviço de atenção básica em saúde como parte da assistência estudantil, porém, há poucos estudos sobre as práticas em saúde escolar no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Em defesa de uma aprendizagem ativa e significativa em saúde, estímulo ao autocuidado e transformação da realidade, este estudo apresenta as principais ideias pedagógicas orientadas pela construção compartilhada do saber e autonomia do educando (Freire, 1996; Moreira, 2006; Saviani, 2008), relacionando-as às práticas educativas em saúde escolar desenvolvidas na EPT e publicadas nos últimos cinco anos. Realizou-se uma revisão integrativa da literatura com os descritores Saúde, Educação em Saúde e Educação Profissional e Tecnológica de forma combinada nas bases de dados CAPES, OasisBR e Observatório ProfEPT. Ao final da pesquisa e triagem foram analisados 15 trabalhos. Dentre as práticas educativas utilizadas destacou-se o uso das metodologias ativas de ensino, através de estratégias como a problematização, pesquisa, projetos, gamificação e rodas de conversa; utilizando-se de produtos educacionais em formato de guia (8), sequência didática (4), site (1), jogo (1) e aplicativo (1). As temáticas abordadas nos estudos foram: saúde mental (6), saúde e segurança no trabalho (4), atividade física e qualidade de vida (3), consumo de álcool e práticas de educação em saúde (1). Conclui-se que são necessários mais estudos que estimulem e proponham práticas pedagógicas que adotem a integração, interdisciplinaridade, contextualização, sistematização e continuidade como características fundamentais para o desenvolvimento das atividades educativas em saúde na EPT, a fim de favorecer o processo de construção da formação humana integral.