Ao longo de muitos anos o ensino e a educação vêm construindo-se e adaptando-se moldadas por diversas situações e necessidades muitas vezes impostas. As transformações ocorridas quase sempre estavam relacionadas com o trabalho e a educação Profissional, o que resultou no que conhecemos hoje como ensino médio. O que converge e corrobora com a história da Educação Física Escolar Brasileira que vem enfrentando um processo de ressignificação de sua prática pedagógica, desde a origem uma concepção com caráter higienista e tecnicista, até os tempos atuais que visam à formação integral do aluno através da cultura do movimento. Diante do exposto este estudo tem como objetivo apresentar dados referentes à história da Educação Profissional e Tecnológica e da Educação Física enquanto disciplina, desde o seu surgimento até os dias atuais. Ao longo desta pesquisa podemos observar a preocupação com a qualificação profissional, desde os primórdios da educação brasileira, destacando a escola como protagonista nesse processo necessário para o desenvolvimento do país. A metodologia escolhida faz uma síntese da pesquisa bibliográfica e documental de abordagem qualitativa, com aportes em autores relevantes ao contexto estudado, apresentando elementos referentes à revisão realizada até agora, tendo como base à disciplina de Educação Física e a Educação Profissional no Brasil. A pesquisa tem o intuito de contribuir nos estudos sobre a relação entre a Educação Física e Educação Profissional. Por fim destacamos a necessidade de aprofundamento no campo de estudos relacionados ao currículo da Educação Física no Ensino Médio Integrado, proporcionando e promovendo o fortalecimento da formação individual e coletiva dos sujeitos interessados na pesquisa.