O presente artigo aborda a realidade do ensino médio na perspectiva dos jovens, analisando o momento da escolha profissional e as contribuições da escola para a sua realização. Assim, parte dos resultados da pesquisa4 “Escolha profissional: Um estudo de caso sobre as intervenções das rodas de conversas e feiras das profissões”, desenvolvida com 80 jovens estudantes da 3a série do ensino médio de uma escola EEEP localizada no estado do Ceará, no primeiro semestre de 2022. O referido estudo dialoga com o mundo do trabalho, os sentimentos encontrados no processo de escolha profissional, utilizando as rodas de conversas e feira das profissões. A pesquisa aborda aspectos do projeto de vida alinhado as competências trazidas pela Base Nacional Curricular Comum (BNCC), principalmente no momento que o ensino médio sofre uma reforma que anuncia estar voltada para o protagonismo juvenil, convidando os estudantes a construírem seus projetos de vida a partir de escolhas conscientes responsabilizando-os pelo fracasso ou pelo sucesso, necessitando fazer uma análise crítico-reflexiva dos seus impactos na formação omnilateral. A pesquisa desenvolvida possui caráter exploratório, descritivo e quantitativo, aplicação de questionários semiestruturados. Evidenciamos que a tomada de consciência de si na escolha profissional, o levantamento dos reais interesses pessoais e profissionais, o empoderamento do todo, auxiliam na emancipação do aluno, mesmo diante da formação escolar reducionista, que se alinha aos interesses de uma lógica excludente e competitiva, que precariza cada vez mais as condições de vida e de trabalho.