Os docentes que possuem formação em nível bacharelado e atuam na educação profissional e tecnológica apresentam, em sua maioria, uma formação predominantemente técnica, isto é, um esvaziamento da formação pedagógica. O presente estudo teve como principal objetivo investigar os aspectos que caracterizam a trajetória de formação profissional dos docentes que atuam na área técnica do curso Subsequente em Segurança do Trabalho do Instituto Federal de Alagoas – Campus Palmeira dos Índios, com o intuito de compreender como se deu a construção dos saberes docentes e quais as teorias que apoiam a prática pedagógica destes professores. Toma-se como referencial teórico-metodológico as principais bases do materialismo histórico-dialético e, por consequência, a teoria pedagógica histórico-crítica no que se refere a visão da educação e a função social do professor. Dessa forma, foi realizada uma pesquisa de campo, no sentido de levantar dados sobre a formação profissional dos professores que compõem o Curso Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho do IFAL. Como procedimentos metodológicos foi aplicado um questionário e realizada entrevista semiestruturada com os professores que compõem o corpo docente do curso em análise. A partir dos resultados, conclui-se que há ênfase na fala dos professores sobre o ideário do aprender a aprender, valorizando a articulação da empregabilidade com a adaptabilidade do aluno ao mercado de trabalho. Os dados apontam que não se estabelece uma reflexão, por parte dos docentes, sobre a falta da formação pedagógica coesa, isto é, os professores que colaboraram com a pesquisa enxergam o papel do professor sob uma visão pragmática da educação, reforçando a ideia produtivista da educação.