O artigo tem por objetivo apresentar a visão dos alunos sobre o aprendizado de língua inglesa no IFRJ, que segue a abordagem LinFE (línguas para fins específicos) como prática de sala. A abordagem se baseia no tripé: (a) análise das necessidades, (b) desejo e expectativas dos alunos e (3) lacuna linguística. Além disso, a pesquisa visa conscientizar o aluno para o fato de que há enorme diferença entre as aulas de inglês do Instituto e a experiência prévia do mesmo com o idioma nos cursos livres que ele já tenha frequentado, se for o caso. É importante que ele se atente para a diferenciação entre ambas, bem como entenda que as metodologias são distintas por terem propósitos diferentes, no entanto, não excludentes. A pesquisa é de natureza qualitativa. Os dados foram gerados por meio de um questionário semiestruturado (não obrigatoriamente identificado) online via googleforms e analisados à luz da teoria que rege as práticas pedagógico-educativas de sala de aula. Os resultados obtidos têm por finalidade corroborar, ou não, a metodologia do ensino da língua inglesa empregada, bem como promover a melhoria das aulas implementando modificações que levem em consideração a perspectiva do discente, tanto nas opiniões, quanto nas críticas e sugestões.